Visitas Técnicas
Ter, 20 de Dezembro de 2016 07:30

Alunos de enfermagem participam de visitas técnicas nas cidades de Campinas e Poços de Caldas.

visitas tecnicas campinas PC 5

Nos dias 12 e 16 de dezembro, os estudantes do 2º e 3º módulos do curso Técnico em Enfermagem participaram de visitas técnicas, acompanhados pela professora Flávia Helena Pereira.

Os alunos do 3º módulo estiveram, no dia 12 de dezembro, nos Centros de Terapia Intensiva do Hospital de Clínicas da Unicamp, na cidade de Campinas-SP. Foram recebidos pelo enfermeiro e doutorando da Faculdade de Enfermagem da Unicamp, Danilo Trevisan.

Segundo a professora Flávia Helena, “os estudantes conheceram a estrutura organizacional, normas e rotinas de uma Unidade de Terapia Intensiva, ficando a beira leito para acompanhamento do funcionamento dessas unidades de pacientes graves, com alta tecnologia e profissionais qualificados. Tiveram oportunidade de acompanhar os cuidados realizados no pós-operatório imediato de cirurgia de revascularização do miocárdio, estando o paciente com balão intra-aórtico”.

Já no dia 16 de dezembro, a visita aconteceu na cidade de Poços de Caldas, com os estudantes do 2º modulo do curso.

No período da manhã, os estudantes estiveram na base do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), recebido pelo enfermeiro Juliano Vieira (coordenador do SAMU de Poços de Caldas) e pela enfermeira Amanda Merli, que enfatizou a importância da Central de Regulação Médica e as ações que o SAMU realiza.

Segundo a professora Flávia Helena, “os estudantes puderam adentrar nas ambulâncias e conferir de perto todo o aparato para prestação do serviço pré-hospitalar de qualidade”.

No período da tarde, a visita se extendeu à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A recepção foi realizada pela enfermeira Emilene Moras Pinheiro.

Ainda segundo Flávia, “a unidade conta com uma estrutura física de excelência e profissionais extremamente qualificados para garantia do atendimento de urgência e emergência. Os estudantes puderam acompanhar a transferência de um paciente ao CTI, cuja remoção foi feita pela equipe do SAMU".

Para a professora, as visitas contribuem muito com a formação dos alunos, especialmente na área de Terapia Intensiva e Urgência e Emergência, pois permitem ao aluno a visualização do ambiente e associação com a teoria ministrada em sala de aula.

TEXTO E FOTOS:Flávia Helena Pereira

REVISÃO: Tatiana de Carvalho Duarte