Pibid Educação Física
Qui, 15 de Dezembro de 2016 09:28

Bolsistas do Pibid - Educação Física promovem atividades para alunos do ensino médio e fundamental.

IMG 1246

Bolsistas do Programa institucional de incentivo à docência promovem atividades físicas variadas com alunos do ensino médio e fundamental do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. Participam das atividades, 5 bolsistas e 2 voluntários que coordenaram os exercícios realizados por cerca de 30 estudantes.

As aulas são realizadas semanalmente e visam incentivar a vivência prática aos licenciandos do curso de Educação Física, sob orientação dos professores Tuffy Brant, Raimunda Beserra da Silva.

As intervenções dos licenciandos são realizadas durante as aulas de educação física que, nesse semestre, abrangem esportes de aventura e temas de urgência como gênero e sexualidade.

As iniciativas do programa se dão desde 2012 e, segundo o professor Tuffy Brant "esse programa busca qualificar melhor nossos licenciandos para atuarem nas escolas como professores. É um programa com supervisão de professores do curso, no qual o grupo se reúne e debate questões pragmáticas e epistemológicas da educação física. Também discutimos temas de urgência nacional, em uma dimensão global tanto psicológica quanto cognitiva, afetiva e física. E as discussões são feitas a partir das intervenções nas aulas de educação física, nas quais os nossos alunos ensinam e aprendem o exercício da docência".

Segundo a professora Raimunda da Silva, com um programa como esse "todos os lados ganham. Os alunos e futuros profissionais ganham porque, desde de o início, já tem uma visão sobre como vai ser sua profissão. Ganha o professor que troca experiências, renova seu conhecimento e tem ideias novas para tornar suas aulas mais interessantes. E ganham também os alunos do ensino médio e fundamental que participam de aulas diferenciadas que não teriam com os professores regulares, que não possuem tempo suficiente para abarcar todos tipos de atividades em suas aulas".

O Pibid tem apoio da Capes e contempla um total de 22 alunos que atuam em atividades promovidas também na Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida e na Escola Municipal Dona Francisca Bianchi. Conta também com os professores, Arnaldo Leitão e Ieda Kawashita, na supervisão das atividades.

Confira as fotos: