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Reunião - SOE
Qui, 15 de Dezembro de 2016 07:17

Equipe pedagógica realiza reunião de avaliação das ações executadas em 2016 e planejamento de atividades futuras.

Na última terça-feira, 13 de dezembro, as profissionais que integram a Equipe Pedagógica do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho se reuniram para avaliar as ações pedagógicas que foram executadas ao longo do ano e planejar um calendário de iniciativas para 2017. A reunião também contou com a participação da Diretora do Departamento de Desenvolvimento Educacional, prof.ª Luciana Maria Vieira Lopes Mendonça, que cuida de toda estrutura pedagógica do Campus Muzambinho.

O encontro aconteceu na sala de reuniões do Prédio Administrativo e foi conduzido pela Coordenadora Geral de Ensino, prof.ª Daniela Cardoso Ferreira Cruvinel, e que atualmente também lidera a Equipe Pedagógica.

A Seção de Orientação Educacional (SOE) é formada por uma equipe multidisciplinar que atua em várias frentes relacionadas às práticas pedagógicas e também de acompanhamento dos estudantes, pais e responsáveis. Esse grupo é formado por Pedagoga, Psicóloga, Técnica em Assuntos Educacionais, Auxiliar Pedagógica e Assistente Social. Durante o ano de 2016, elas desenvolveram algumas ações:

  • Reuniões de acompanhamento (reunião de pais e responsáveis)
  • Reuniões de recepção de calouros
  • Orientações sobre a proibição do trote
  • Conselhos de Classe
  • Trabalho com alunos sobre representações estudantis
  • Projeto Cultural com exibição de séries e filmes
  • Intervenções de combate ao bullying
  • Temáticas transversais e promoção à diversidade

Todos esses trabalhos envolvem, de forma integrada, a participação de todas as profissionais da SOE e são voltados para desenvolvimento pleno dos estudantes do Campus Muzambinho. Confira abaixo o que consistiu cada uma dessas ações:

Reuniões de Acompanhamento Pedagógico (Reunião de Pais e responsáveis)

Ao longo do ano, aconteceram duas reuniões de acompanhamento pedagógico com pais e responsáveis: uma em junho e outra em novembro. "O objetivo da reunião é estreitar a relação entre a escola e os pais/ responsáveis, que deve ser de parceria e cumplicidade. Essa integração é fundamental para o bom desempenho dos estudantes, pois a escola e a família tornam-se fatores complementares", explicou a Auxiliar Pedagógica e Assistente Social, Danuza Rezende Carneiro Bernardes.


Recepção dos Calouros

Todo início de semestre letivo, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho recebe novos alunos entre seus cursos técnicos (integrados e subsequentes) e superiores. A SOE é responsável por receber esses calouros e realizar encontros para apresentar as normativas da instituição, o corpo docente, o organograma administrativo, os coordenadores de curso, os técnicos administrativos que atuam de forma direta com os discentes e outros processos do Campus.

A recepção de Calouros é também o momento que os Diretores e Coordenadores dão as boas-vindas aos novos alunos, apresentam a história da instituição, explicam quais são as atividades desenvolvidas no período letivo por meio do calendário escolar e também mostram as dependências do Campus.

Esse primeiro contato chega a receber também familiares dos alunos dos cursos integrados ao Ensino Médio. A reunião busca, então, explicar como funcionam os setores que oferecem residência estudantil, alimentação, assistência estudantil, promoção da saúde por meio do Esporte e Lazer.


Orientações sobre a proibição do Trote

Diversos encontros foram realizados a fim de combater as práticas de aplicação do trote aos calouros - um desses momentos foi a recepção dos novos alunos. O objetivo é responsabilizar e conscientizar sobre as agressões promovidas pela prática do trote.

Para isso, foram distribuídas cartas de boas-vindas aos ingressantes com explicações sobre a proibição do trote dentro e fora das dependências do Campus. Esse trabalho foi feito em parceria com o Grêmio Estudantil e a Secretaria Acadêmica. Outra iniciativa foi a divulgação de orientações por meio de faixas e publicações no site institucional do Campus.


Conselhos de Classe

Os conselhos fazem parte do Calendário Escolar da Instituição e acontecem de forma distinta para cada um dos cursos. Aqui no Campus Muzambinho, são presididos pela Coordenadora Geral de Ensino e são compostos por professores, coordenadores de curso, pedagoga, representantes da SOE, do CEGAE e dos estudantes. Com caráter avaliativo, consultivo e deliberativo, o órgão atua em questões pedagógicas, didáticas e disciplinares.

De acordo com a Pedagoga do Campus Muzambinho, Giovanna Maria Abrantes Carvas, os Conselhos de Classe buscam analisar os processos de ensino e de aprendizagem sob múltiplas perspectivas. "Além disso, os Conselhos de Classe visam acompanhar a vida acadêmica dos estudantes - sobretudo a respeito das notas, frequência e disciplina. Com o trabalho conjunto, as práticas pedagógicas são socializadas e oportunizam a troca de experiências. A partir daí, os Conselhos podem elaborar estratégias de intervenção para contribuir com o desenvolvimento discente e dos cursos", acrescentou Giovanna.


Trabalho sobre representações estudantis

Visando o fortalecer a participação e contribuição dos representantes de turma, a SOE começou neste ano um trabalho para desenvolver as habilidades de liderança dos estudantes que compõem as representações na instituição. Conduzidos pela Psicóloga Grasiane Cristina da Silva, os encontros debateram temáticas sobre solução de problemas, tomadas de decisão no ambiente escolar e a importância da representação frente às demandas dos alunos.

A participação foi facultativa e aconteceu em três reuniões. "Essas ações são importantes para promover a reflexão sobre o papel do líder e despertar neles o interesse pelo funcionamento da escola. Além disso, o trabalho busca refletir sobre os direitos e deveres quanto ao Regimento Escolar. Nas reuniões foram trabalhadas competências como relacionamento interpessoal, comunicação, cooperação, dentre outras", explicou Grasiane.


Projeto Cultural com exibição de séries e filmes

"Cinema em Deleite": por meio da exibição de filmes e séries, nacionais e internacionais, esse projeto visa promover um espaço de socialização, lazer e cultura dentro do Campus Muzambinho. As sessões acontecem semanalmente no Auditório do Campus Muzambinho, são abertas à comunidade acadêmica.

"Acreditamos que, por meio do cinema, as relações de troca e o diálogo sejam construídas e desenvolvidas. E, a partir desse contato, o processo educacional é melhor complementado", explicou a Técnica em Assuntos Educacionais, Laura Rodrigues Paim Pamplona.


Intervenções de combate ao bullying

Em parceria com a Coordenação Geral de Assistência ao Educando (CEGAE), a SOE desenvolveu um projeto de intervenção e combate ao bullying nas dependências da instituição. Para isso, no começo deste ano, foram realizadas algumas ações como palestras, exibições de filmes, divulgação de cartazes e outras iniciativas a fim de promover o fim da violência estudantil e combater o bullying.


Temáticas transversais e promoção à diversidade

A SOE realizou também uma série de trabalhos, dentre palestras, filmes e debates, junto à comunidade escolar com temáticas sobre diversidade, relações étnico-raciais, ética, pessoas com necessidades educacionais específicas. Para realizar essa tarefa, a Seção contou com parceria entre outros projetos e núcleos do Campus Muzambinho.


Integração é a palavra-chave

Além de todas essas ações, a equipe pedagógica é responsável por planejar e tomar algumas decisões sobre os horários das aulas, períodos de avaliação, organização das turmas, cronograma de ações, projetos e reuniões. Para elaborar as ações futuras e aprimorar o processo pedagógico, a Equipe Pedagógica estudou quais foram as avaliações do último calendário de ações.

Para a Coordenadora Geral de Ensino, prof.ª Daniela Ferreira Cardoso Cruvinel, esse trabalho busca fazer estratégias para aumentar a participação dos professores e alunos para integrá-los ao trabalho e convidá-los para sugerir mudanças. Para ela, é fundamental que as iniciativas sejam realizadas de forma integrada entre todos os profissionais atuantes e todo o público atendido, desde os alunos até a comunidade em geral.

"Durante o planejamento na escola, cabe ao Coordenador Pedagógico/ensino definir, junto à equipe, todos os projetos institucionais a serem realizados ao longo do ano, bem como as formas de fomentar a participação da comunidade na escola. Integração é a palavra-chave de todo o processo", concluiu Daniela.

Texto e fotos: Lucas Constantino

Confira as fotos: