Login
Seleção de Bolsistas |
Qua, 14 de Dezembro de 2016 06:51 | ||||||||||||||||
Resultado para o edital de bolsas de atendimento à comunidade dos projetos já existentes.Encontra-se em anexo o arquivo informativo com o resultado do edital de bolsas de atendimento à comunidade. Publicado no dia 26 de janeiro às 11h16. Arquivo com retificação para as inscrições de bolsas de atendimento à comunidade dos projetos já existentes.Publicado no dia 06 de janeiro às 15h04 Prorrogado o prazo para as inscrições de bolsas de atendimento à Comunidade dos projetos já existentes.Publicado no dia 19 de dezembro às 10h14 Inscrições abertas para atualização das bolsas de atendimento à Comunidade dos projetos já existentes.Entre os dias 14 e 18 de dezembro estão abertas as inscrições para o edital de atualização das Bolsas de Atendimento à Comunidade deste Campus, dos projetos já existentes. O edital que regulamenta toda seleção está publicado no final desta página. Todos os documentos exigidos deverão ser enviados para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , obedecendo à seguinte ordem:
Os proponentes deverão desconsiderar o envio do formulário de cadastro do projeto no NIPE. Contudo, todos os projetos deverão ter cadastro neste núcleo. Esse edital vai respeitar o seguinte cronograma:
COORDENADORPara essa seleção, o Coordenador deve ser servidor do quadro permanente do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho e possuir currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes/CNPq. Além disso, deverá disponibilizar, pelo menos, duas horas semanais às demandas de cada proposta de estágio. É vedado ao coordenador da proposta repassar sua coordenação a outro professor. Em caso de impedimento da continuidade desta atividade por parte do coordenador, a Coordenação de Extensão decidirá os critérios para sua substituição. Os servidores que gozam de afastamento para qualificação profissional, poderão coordenar estágios dessa natureza desde que, associado ao pedido de estágio, encaminhem um termo de solicitação informando que essas atividades não prejudicarão o andamento de sua dissertação ou tese, e que suas atividades de qualificação não o impedirão de cumprir as demandas de coordenação do estagiário. Esse coordenador será responsável pelo processo de seleção dos bolsistas, atentando-se aos pré requisitos estipulados neste edital. ESTUDANTESOs alunos interessados deverão procurar o professor coordenador da proposta de estágio para manifestar interesse pela vaga, cabendo ao professor coordenador a responsabilidade pela seleção ou não deste aluno. A bolsa será ofertada por um período máximo de seis meses a partir da data deste edital, com possibilidade de no máximo três renovações, que deverão ser devidamente justificáveis à coordenadoria de extensão, diante do processo seletivo vigente, cabendo a esta coordenadoria a análise e o consequente deferimento ou indeferimento ao pedido. Poderá participar do processo seletivo para aquisição da Bolsa de Atendimento à Comunidade, o discente que:
Todos os alunos, já contemplados por essa modalidade de bolsa deverão participar desse processo seletivo, desde que se encaixem nos critérios estabelecidos neste edital. Caso os requisitos e compromomissos acima não sejam cumpridos, o aluno deverá devolver, em valores atualizados, a(s) mensalidade(s) recebida(s) indevidamente. Será vedada a divisão da mensalidade de uma bolsa entre dois ou mais discentes. Também não será permitida a substituição do bolsista antes do primeiro mês e após o terceiro mês de concessão da bolsa. Caso a substituição se faça necessária neste período, esta deverá ser devidamente justificada pelo coordenador do projeto e pelo bolsista, sendo posteriormente analisada pela coordenação de extensão. Em caso de indeferimento a bolsa será automaticamente cortada daquele projeto. Em caso de deferimento, o coordenador do projeto deverá pedir novo processo seletivo para a substituição do bolsista. ELABORAÇÃO DA PROPOSTAA elaboração da proposta de estágio será de responsabilidade do coordenador do projeto de Extensão. Nesta deverão constar os seguintes informações:
O modelo de formulário de cadastro do projeto de extensão e tabela de áreas do conhecimento do CNPq podem ser encontrados no link a seguinte (clique aqui). Os coordenadores das propostas deverão, após fazerem o processo de avaliação dos estagiários, encaminhar a lista à coordenação de extensão para que a mesma possa torná-la pública. Ao final de cada vigência de bolsa de estágio, tanto o coordenador da proposta, quanto o aluno estagiário serão obrigados a apresentar relatório (formato PDF) das atividades desenvolvidas no período. Caso não o faça, perderá o direito de concorrer em outros editais. O modelo de relatório final poderá ser retirado no site do NIPE do Campus Muzambinho (clique aqui). SOBRE O PROGRAMA DE CONCESSÃO DE BOLSAS DE ATENDIMENTO À COMUNIDADEO programa de concessão dessas bolsas tem como objetivos: possibilitar ao estudante a aplicação prática da teoria aprendida nas disciplinas, permitindo assim maior assimilação dos conteúdos; permitir ao estudante avaliar o acerto da escolha profissional e/ou suprir eventuais deficiências na sua formação acadêmica; atenuar o impacto da passagem da vida estudantil para a vida profissional; antecipar o desenvolvimento de habilidades, atitudes e posturas profissionais. O estágio não obrigatório, caracterizado pela Bolsa de Atendimento à Comunidade, é aquele desenvolvido pelo aluno como atividade opcional. É considerada como uma atividade de prática profissional, onde o estudante terá a oportunidade de vivenciar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. O estagiário é o aprendiz que leva a cabo esta prática com a intenção de obter experiência de campo, ao passo que quem se encarrega de orientar e formar é o coordenador da proposta. Publicado no dia 14 de dezembro às 08h46. |