Visita - Enfermagem
Ter, 13 de Dezembro de 2016 07:18

Visita Técnica ao Hospital Regional do Câncer e Centro Cirúrgico da Santa Casa de Misericórdia de Passos/MG.

visita hospital de passos 11

No dia 08 de dezembro, estudantes do módulo II do curso Técnico em Enfermagem tiveram a oportunidade de visitar o Hospital Regional do Câncer de Passos (HRC) e o Centro Cirúrgico da Santa Casa de Misericórdia de Passos (SCMP).

A visita técnica foi proposta pela docente Ana Paula Alonso Reis, que ministra as disciplinas de Tratamento Clínico e Tratamento Cirúrgico I e II no curso Técnico em Enfermagem.

Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura física e dinâmica dos serviços citados. A SCMP atende toda a população do Sudoeste de Minas Gerais, possui um corpo clínico altamente especializado e modernos equipamentos, consolidando-se como importante polo de atendimento à saúde.

A oncologia clínica teve início no ano de 2002, com o credenciamento do tratamento por quimioterapia. A implantação da quimioterapia foi o ponto de partida que culminou na construção do HRC, inaugurado em dezembro de 2009.

O HRC tem todos os serviços que completam o ciclo do tratamento do câncer: em seus cinco pavimentos, funcionam os atendimentos de radioterapia, de diagnóstico, de cirurgias oncológicas, de oncologia pediátrica e de braquiterapia.

De acordo com a docente Ana Paula, "o hospital conta um centro cirúrgico equipado com tecnologias modernas e cirurgiões altamente capacitados. É um setor amplo, organizado e muito bem-estruturado, capaz de atender as demandas destinadas às atividades cirúrgicas". Ela ainda ressaltou que “a visita possibilitou ampliar o conhecimento dos estudantes sobre temas abordados em sala de aula, e a vivência de experiências práticas, que auxiliam na assimilação da teoria. Nessa visita, os estudantes tiveram ainda a oportunidade de acompanhar procedimentos cirúrgicos e oncológicos".

TEXTO E FOTOS: Ana Paula Alonso Reis

REVISÃO: Tatiana de Carvalho Duarte