Mais Movimento
Ter, 06 de Dezembro de 2016 11:37

Professora do Campus Muzambinho recebe prêmio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

premio

Nessa sexta-feira, dia 02 de dezembro, foi realizada no Museu de Arte do Rio – MAR, uma solenidade para anúncio dos vencedores do Prêmio Mais Movimento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD.

Um dos projetos premiados foi o Programa de Promoção de Atividade Física em Unidades Básicas de Saúde (UBS), fruto de uma parceria entre a UNESP e as Secretarias de saúde municipais de Rio Claro – SP e Muzambinho – MG.

Sob coordenação da Professora do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, Priscila M Nakamura, o projeto conta ainda com os integrantes Oades A Alves, Fernando Martins, Leticia Nascimento, Camila Leite, Wedson Guimarães, Erick Vinicius, Jean Coelho, Gisele Petreca e Ana Flávia Lima.

Conhecido como Programa de Atividade Física Pró Saúde, o programa atende cinco unidades do Programa de Saúde da Família de Muzambinho, com aulas de uma hora, ofertadas duas vezes na semana.

Segundo a coordenadora Priscila Nakamura, “o principal objetivo do projeto é melhorar a qualidade de vida e aumentar o nível de atividade física da população de Muzambinho, por meio de práticas corporais e atividade física nos Programas Saúde da Família. Nessas atividades temos apoio de todas as coordenadoras das Unidades de Saúde, agentes de saúde e dos gestores. Esperamos que após esse prêmio possamos fortalecer ainda mais as nossas parcerias”.

O IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho teve participação importante no projeto uma vez que financiou, por meio de editais do NIPE, materiais e bolsas de iniciação científica, além de incentivarem a participação da professora no desenvolvimento desse projeto de extensão.

Ainda segundo Priscila,”esse projetos precisam ser expandidos para todo o Brasil sendo necessária a contratação de um profissional de educação física via NASF ou pela secretaria de saúde, o que já ocorre em Rio Claro. Após 15 anos de pesquisa realizada em Rio Claro e dois anos aqui em Muzambinho, já concluímos que esse programa é importante para melhorar a saúde da população carente e melhorar a qualidade de vida. Consequentemente diminuindo os gastos do governo com tratamentos de doenças”.

O Prêmio tem como objetivo promover a prática regular da atividade física, em todas as faixas etárias, e com tal finalidade escolheu três iniciativas brasileiras para receberem troféus, certificado, kit de divulgação, book de fotos profissionais, vídeo editado e parecer de avaliação externa sobre a iniciativa.

Segundo informações do site da ONU, “o programa Promoção de Atividade Física em Unidades Básicas de Saúde é um dos vencedores do Prêmio porque encontrou uma forma de tornar o uso desses espaços públicos, normalmente procurados para o tratamento de doenças, em centros comunitários de prática de atividade física”.

Além do projeto da professora, foram premiados também os projetos Erê Lab, que busca transformar parquinhos tradicionais em espaços inovadores e lúdicos para atividade física e Geração Movimento, que tem como objetivo tornar a cultura corporal mais presente nas escolas promovendo capacitações e encontros presenciais e virtuais para debates sobre o tema.

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte

FOTO: Site da ONU (https://nacoesunidas.org)