Mostra de Soja
Seg, 05 de Dezembro de 2016 13:03

Degustações da "Mostra de Soja na Alimentação Humana" começam amanhã, 06 de dezembro. Venha participar!

Entre os dias 06 e 09 de dezembro, terça a sexta-feira, serão apresentados mais de 35 pratos na "Mostra de Soja na Alimentação Humana" realizada pelos estudantes do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

Ao todo, as receitas vão reunir os trabalhos de 144 estudantes entre as turmas do 2° ano do Técnico Integrado ao Ensino Médio, 2º período do Técnico em Agropecuária Subsequente e 6° período do curso de Engenharia Agronômica. Todo o trabalho está sendo coordenado pela professora Cristiane Fortes Gris Baldan, que ministra a disciplina de Soja.

Pavês, bolos, mousses, pastéis, coxinhas, pão sem glúten, tortas, salada, bolacha, almôndegas, beijinho, pão de queijo, paçoca, bolinhos, pão recheado, pé-de-moleque, soja tropeira, maionese e pudim serão alguns dos pratos que estarão disponíveis para degustação.

"O objetivo da atividade prática é difundir a utilização do grão e seus derivados em receitas tradicionais consumidas no Ocidente", explicou a prof.ª Cristiane. Confira a programação e venha saborear as receitas:

Terça-feira (dia 06/12)

• Local: Prédio Pedagógico H e Prédio Administrativo
      • Horário: período da tarde
      • Turma: A3Z4

Quinta-feira (dia 08/12)

• Horário: a partir das 15h10
      • Turma: Agro F

Sexta-feira (dia 09/12)

• Horário: 12h30 às 14h40
      • Turma: Agro E
      • Horário: a partir das 13h30
      • Turma: Agro G
      • Local: Todos os setores administrativos e técnicos do Campus
      • Horário: período da tarde
      • Turma: EAGRO 6

SOBRE A SOJA

SOJARica em proteínas de alta qualidade, gorduras “boas” (como as mono e poli-insaturadas), fibras, vitaminas e minerais, a soja é considerada pela ANVISA um alimento funcional, sendo recomendado o consumo de no mínimo 25 gramas por dia da proteína vinda desse alimento, associado a hábitos de vida saudáveis.

Tem como propriedades importantes auxiliar a regulação do colesterol, proteger o sistema cardiovascular, reduzir o risco de câncer de mama e previne a osteoporose e os sintomas da menopausa.

Todas estas propriedades benéficas da soja para a saúde humana podem ser melhor aproveitadas com receitas que auxiliem sua utilização em pratos especiais.

Texto: Cristiane Fortes Gris Baldan
Revisão: Lucas Constantino