III Encontro de Biologia
Ter, 29 de Novembro de 2016 11:02

III Encontro de Biologia propõe discussões sobre meio ambiente, saúde, educação, biologia animal e botânica.

Realizada entre os dias 23 e 25 de novembro, a terceira edição do Encontro de Biologia do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho reuniu professores, alunos e profissionais da área para debates, minicursos e palestras sobre temáticas de meio ambiente, saúde, educação, biologia animal e botânica.

Nos dois primeiros dias de evento realizadas palestras sobre “Visão de Corpo e a Relação Saúde e Doença na Medicina Natural Chinesa”, ministrada pela professora da UNICAMP, Lia Polegato Castelan; sobre “Aprendizado Baseado em Problemas”, ministrada pelo professor do Campus Muzambinho, Renato Aparecido de Souza; sobre “Biofilmes bacterianos na indústria de alimentos”, ministrada pelo professor da UFV, José Guilherme Prado Martin; e sobre “Consequências Comportamentais da Programação Fetal”, apresentada pela professora da Unifal, Fabiana Cardoso Vilela.

Já o último dia do Encontro contou com palestras sobre o “Impacto de hidrelétricas sobre a ictiofauna neotropica”, em palestra ministrada pela professora da USP, Marlene Sofia Arcifa; sobre “Tartarugas marinhas”, apresentada pela professora da UNIFESP, Maila Paisano Guilhon; sobre “Gênero, sexualidade e transexualidade”, ministrada pelo professor Victor Augusto Vasconcellos e Erik Vasconcellos da página "Moça, você é Machista"; e sobre a “O modelo finlandês de ensino” ministrado pela professora do IFSP, Jaqueline Carlos.

O Encontro foi organizado pelos membros do Centro Acadêmico do curso de Ciências Biológicas. Segundo um dos organizadores, o estudante Miller Melo Sanches, “por ser o primeiro encontro organizado pelos alunos, mesmo diante de todos desafios, nós nos sentimos muito realizados e satisfeitos com o evento em geral. Organizamos esse evento com o objetivo de motivar os alunos do curso de Biologia e também para garantir que esse evento ganhe, a cada ano, mais espaço e reconhecimento no meio acadêmico”.

III Encontro de Biologia 14

O evento contou ainda com uma mesa redonda sobre "Aspectos Gerais da Pós-graduação", mediada pelo professor da UNIFAL, Marcos José Marques, com a participação de ex-alunas do Campus como a professora Amanda Goulart, Janaína Silva, Paola Piza e Paula Tristão. E com atividades de entretenimento como a peça teatral “Pra quê matar o jacaré”, interpretada pelo Grupo Máscaras e o show da banda Bioacústico, que apresentou sucessos do Rock nacional e internacional no encerramento do evento.

Segundo uma das participantes da mesa redonda, a professora Janaína Silva, o evento foi muito enriquecedor. "A abordagem de vários temas, dentro das ciências biológicas, revelou, para mim, campos possíveis para estender a minha pesquisa. A participação na mesa redonda permitiu o intercâmbio de informações a respeito desse tema, com contribuição não somente dos membros da mesa, mas também de professores e alunos. Para mim foi prazeroso e satisfatório participar desse momento".

Durante os três dias os participantes puderam participar ainda de minicursos sobre controle microbiológicos de alimentos, morcegos neotropicais, acidentes causados por serpentes, sobre o ensino de libras, sobre cultura de tecido vegetal, imunologia, taxidermia de animais vítimas de atropelamento, sobre diabetes e obesidade, meliponicultura e sobre aprendizagem baseada em problemas e projetos.

Os participantes também apresentaram seus projetos de pesquisa em de forma oral ou por meio de banners expostos na entrada do local do evento.

Um concurso de fotografia ainda premiou as melhores imagens com o tema "a interação entre animais e plantas". Os ganhadores foram Ana Clara Faria Rosa, na primeira coloção com a fotografia "O besouro e a flor", e a segunda colocação foi da fotografia "O forrageamento do lagarto Teiú" de Jordana da Silva Ozéias.

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte

FOTOS: Lucas Constantino