Encontro de Etologia
Qui, 24 de Novembro de 2016 07:51

Professora e estudante do Grupo de Estudos Be-Pet participam de 34º Encontro Anual de Etologia na UNESP.

Entre os dias 12 e 15 de novembro, aconteceu o 34º Encontro Anual de Etologia (EAE) na UNESP - Campus Jaboticabal. Na ocasião, o Grupo de Estudos Be-Pet do Campus Muzambinho esteve representado pela Professora Diana Cuglovici Abrão e a estudante Gabrielle Vieira Soares (3º período de Medicina Veterinária).

Além de participarem de minicursos e algumas palestras, elas também apresentaram dois pôsteres de trabalhos aprovados no Encontro. Os dois trabalhos foram inscritos na área de Cognição e Comunicação Animal com os títulos: “Uso do Teste de Aptidão do Filhote (Volhard) na predição do sucesso no treinamento de futuros cães-guia” e “Efeito do homem na escolha da quantidade de alimentos por cães adotados e cães de rua (Canis lupus familiaris)”.

O Encontro de Etologia acontece anualmente desde 1983 e reúne pesquisadores, profissionais e estudantes que atuam na área de etologia, que estuda comportamento animal. A iniciativa tem por objetivo o incentivo e a divulgação de pesquisas aplicadas sobre o comportamento de animais e humanos. Nesta última edição, o evento contou com discussões sobre bem-estar de animais silvestres, de produção e de companhia. Além disso, abordou assuntos como construção de etogramas, ecologia e conservação de mamíferos, comportamento de peixes, expressão de emoção nos animais, comunicação e bioacústica, psicologia evolutiva, o papel da mulher na ciência, entre outros.

O Grupo de Estudos de Bem-estar de Pequenos Animais (Be-Pet) do Campus Muzambinho foi fundado neste ano e é composto por técnicos, professores e alunos dos cursos de Medicina Veterinária e Ciências Biológicas do Campus Muzambinho. Segundo a Coordenadora do Grupo, prof.ª Diana, o objetivo da iniciativa é o estudo e a pesquisa sobre etologia e bem-estar de pequenos animais de companhia. Para isso, os membros se reúnem quinzenalmente para leituras e discussões de artigos científicos na área. Buscam também promover e participar de eventos sobre a temática junto a seus membros e a comunidade em geral.

Além da Coordenadora, prof.ª Diana, o Be-Pet é composto pelas professoras Helena Alves Soares Chini e Usha Vashist, pela Técnica em Laboratório e Médica Veterinária, Michele Placedino Andrade Botelho, e pelos estudantes: Daniela da Silva, Natan Gabriel da Silva (ambos do curso de Ciências Biológicas), Gabrielle Vieira Soares, Isaac Buscaratti Martins Ribeiro, Maria Laura Rocha Silva, Patrícia Barreto de Almeida Fonseca e Silva, Rafael Gonçalves Dias, Alyne Maria de Sousa Rodrigues, Gabriella Oliveira Ferreira e Sandra Christina Figueiredo (do curso Medicina Veterinária).

Texto: Lucas Constantino

Confira as fotos: