Reunião Pedagógica
Ter, 22 de Novembro de 2016 13:07

Conselho de Classe se reúne para discutir o fechamento do bimestre e os resultados do Enem 2015 divulgados pelo INEP.

Conselho de Classe e Reuniao sobre Enem 5Na última sexta-feira e no último sábado, 18 e 19 de novembro, foi realizado o Conselho de Classe referente ao fechamento do 3º bimestre com a presença de professores e técnicos administrativos que atuam nos cursos técnicos integrados do Campus Muzambinho (Alimentos, Informática e Agropecuária). Na ocasião, também foram apresentados os resultados relativos ao desempenho dos estudantes da Instituição na edição 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2015), de acordo com informações divulgadas pelo INEP.

No primeiro dia de encontro, o Conselho de Classe debateu sobre os cursos Técnico em Alimentos e Técnico em Informática e no segundo dia, sobre o Técnico em Agropecuária - todos eles da modalidade integrado ao Ensino Médio.

Conselho de Classe e Reuniao sobre Enem giovannaAs reuniões foram presididas pela Pedagoga do Campus Muzambinho, Giovanna Maria Abrantes Carvas, sendo acompanhada pelos professores que atuam nos cursos técnicos integrados e por membros do Setor de Orientação Educacional, Danuza Rezende, Laura Paim e a psicóloga Grasiane Silva, além de representantes da Coordenadoria Geral de Assistência ao Educando, Cássia Magalhães e a psicóloga Juliane Albernás.

De acordo com Giovanna, essa reunião tem como objetivo discutir a situação acadêmica dos estudantes e elaborar estratégias de intervenção que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem. "As reuniões de Conselho de Classe fazem parte do processo educacional do Campus e visa o acompanhamento pedagógico dos discentes. Na medida em que os casos específicos são discutidos entre os professores e os profissionais técnicos, realizamos encaminhamentos e elaboramos, de maneira conjunta, estratégias de intervenção”, acrescentou.

O encontro também foi uma oportunidade para a equipe pedagógica do Campus Muzambinho poder debater sobre os resultados divulgados pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) sobre o desempenho dos estudantes no ENEM 2015.

Durante o encontro do sábado a Pedagoga realizou uma breve apresentação dos resultados alcançados pelo Campus Muzambinho na edição do ENEM no ano de 2015, recentemente divulgados pelo INEP. Giovanna iniciou sua fala lembrando que “é importante conhecer as limitações das planilhas fornecidas pelo INEP e, a partir daí, tecer considerações que levem em conta o contexto escolar específico. Juntos, os dados do ENEM e os fatores externos associados, se tornam uma valiosa ferramenta para que a instituição construa os seus próprios instrumentos de análise, com o objetivo na melhoria da oferta do seu ensino" explicou.

Entre as 15.959 instituições participantes, o Campus Muzambinho alcançou o 3375º lugar no ranking nacional geral e o 4176º no ranking nacional de redação, com médias 555,14 pontos e 605,4 pontos, respectivamente.

Ao comparamos esse resultado, o Campus Muzambinho se mantém acima da média nacional alcançada pelas escolas do país, públicas e privadas. Além disso, num comparativo histórico entre as três últimas edições do ENEM (2013, 2014 e 2015) percebe-se um significativo avanço no desempenho dos estudantes tanto nas Provas Objetivas quanto na Redação. De lá pra cá, no ranking nacional, o Campus Muzambinho subiu 556 posições:

EVOLUÇÃO DO CAMPUS MUZAMBINHO NO ENEM NOS ÚLTIMOS ANOS

2013 - 3931º
2014 - 3522º
2015 - 3375º

O desempenho do Campus Muzambinho no ENEM 2015 é destaque entre as instituições públicas da região. Ainda assim, os dados disponibilizados pelo INEP devem ser avaliados com cautela, uma vez que inúmeros fatores podem influenciar no resultado. O estudo apresentado pela Pegagoga Giovanna aponta que o ideal seria comparar instituições que pertençam a contextos semelhantes com a devida ponderação entre o desempenho e os diferentes fatores intra e extra-escolares associados.

Levando em conta os índices apresentados pelo Campus Muzambinho, percebemos uma melhora significativa tanto na classificação geral, quanto nos eixos temáticos dos últimos anos. Entre a redação e a prova objetiva, o crescimento também foi constante:

RENDIMENTO DO CAMPUS MUZAMBINHO NO ENEM NOS ÚLTIMOS TRÊS ANOS

grafico 01

No ENEM 2015, em todos os eixos do conhecimento, o Campus Muzambinho superou o desempenho da média nacional no exame conforme aponta o gráfico a seguir:

COMPARATIVO ENTRE O RENDIMENTO DO CAMPUS MUZAMBINHO COM A MÉDIA NACIONAL

grafico 02

Outro dado interessante diz respeito à taxa de participação na prova. Nos últimos três anos, índice de participantes foi de: 96,36% em 2013, 95,30% em 2014 e 96,61% em 2015 - sendo o maior registrado nos últimos anos.

Sobre o ENEM

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) busca avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica, buscando contribuir para a melhoria da qualidade desse nível de escolaridade.

Além disso, passou a ser utilizado, em 2009, como forma de seleção para o ingresso no Ensino Superior.

Para isso, foram implementadas algumas alterações na prova a fim de contribuir para a democratização das oportunidades de acesso às vagas em instituições públicas, mobilidade acadêmica e reestruturação dos currículos do Ensino Médio.

O ENEM é usado também em iniciativas oferecidas pelo Governo Federal, como o Programa Universidade para Todos - ProUni.

Em 2015, ano dos dados apresentados acima, a prova contou com a participação de quase 6 milhões de alunos inscritos no exame.

Texto: Lucas Constantino
Fotos: Tatiana Duarte

Confira as fotos da reunião: