Olimpíada do Conhecimento
Seg, 21 de Novembro de 2016 14:31

Alunos e pesquisadores do Campus Muzambinho apresentam softwares na Olimpíada do Conhecimento 2016.

Olimpíada do Conhecimento 2Entre os dias 10 e 13 de novembro, aconteceu a 9º Olimpíada do Conhecimento, a maior competição de educação profissional das Américas. O evento foi realizado na cidade de Brasília e reuniu mais de 1200 estudantes de 24 estados diferentes.

Realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com apoio do Ministério da Educação, a iniciativa reuniu alunos de até 24 anos dos cursos técnicos das unidades do Senai e da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para competir em provas coletivas e individuais, baseadas em sete projetos integradores que representam as áreas tecnológicas da OC: casa popular inteligente, soluções sustentáveis em tecnologia da informação, festa saudável, carro conceito compartilhável, roupa multifuncional e produtividade leiteira.

No evento, ocorreu também uma mostra de protótipos da Rede Federal, sendo selecionados alguns Institutos Federais para a apresentação de seus projetos. O IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho apresentou três softwares registrados no INPI, resultantes de projetos de pesquisa realizados na instituição na área de Tecnologia da Informação. Foram eles: SIACS Desktop, SIACS App e Syswab.

Olimpíada do Conhecimento 3

Os dois primeiros softwares SIACS (System for Image Analysis of Cells Structures) Desktop e SIACS App foram resultados de projetos de pesquisa executados pela aluna Nayara Denise Gaspar, egressa do curso de Ciência da Computação, por meio de bolsas de Iniciação Científica (editais de fomento externo 02/2013 (CNPQ) e 05/2014 (FAPEMIG). O professor Ramon Gustavo Teodoro Marques da Silva acompanhou a aluna durante a apresentação dos softwares na Olimpíada. Os projetos foram conduzidos pelo grupo de pesquisa IAC – Informática Aplicada às Ciências, sob a coordenação do prof. José Antonio Dias Garcia, e com as colaborações dos professores Felipe Campos Figueiredo, Francisco Helton Sá de Lima, Generci Dias Lopes, Priscila Pereira Botrel, Ramon Gustavo Teodoro Marques da Silva, Raphael Antonio do Prado Dias e Ricardo Marques da Costa.

SIACS Desktop e SIACS App

O SIACS Desktop é um software para cálculos de medidas de contorno e de área (por ferramentas de desenho ou quantificação de estruturas coradas) de estruturas histológicas animais e vegetais. Já o SIACS App é um aplicativo para a plataforma Android, que tem objetivos semelhantes ao do SIACS Desktop, quantificação de estruturas coradas em imagens de tecidos animais e vegetais. Os softwares se caracterizam por oferecer: resultados precisos, opções para exportar a análise realizada em banco de dados e planilha CSV, captura de imagens e medição de estruturas com facilidade, dentre outros. Os softwares são gratuitos e estão disponíveis para download no link: https://goo.gl/Hn6fJz

Na figura a seguir é apresentado um exemplo de análise no Software SIACS Desktop, de quantificação percentual e de área de colágeno em tecido arterial.

01

Também é apresentado a seguir um exemplo de quantificação do percentual afetado pela ferrugem em folhas de café no aplicativo SIACS App.

02

Syswab (System for Water Balance)

O Syswab (System for Water Balance) foi resultante do projeto de pesquisa titulado Modelagem e desenvolvimento de um software para interpretação, organização e análise de dados de estações meteorológicas, executado pela aluna egressa do curso de Ciência da Computação Nilva Alice Gaspar, por meio de bolsas de iniciação científica (editais de fomento interno 01/2013 e 01/2014). O professor Vinícius Alves Silva acompanhou a aluna durante a apresentação do software na Olimpíada. O projeto foi coordenado pelo professor Tiago Gonçalves Botelho e coorientado pelo Prof. Paulo Sérgio de Souza.

O trabalho contou também com a colaboração do Prof. Vinícius Alves Silva, vinculado ao IFSULDEMINAS – Campus Passos, do doutorando Lucas Eduardo de Oliveira Aparecido e do professor Glauco Souza Rolim, ambos da UNESP – Campus Jaboticabal. O software Syswab tem como objetivo o gerenciamento de estações meteorológicas, assim como a realização de análises agrometeorológicas, as quais pode ser destacado: Evapotranspiração, Balanço Hídrico Climatológico e de Cultivo, Manejo de Irrigação e Estimativa da Produtividade. Ele visa, portanto, auxiliar na análise de dados climáticos e, a partir do cruzamento de informações climáticas com índices qualitativos e quantitativos de uma produção agrícola, dar opções ao produtor rural para que planeje seu plantio com mais antecedência.

03

A tela abaixo mostra, por exemplo, o resultado de uma análise realizada para a cidade de Guaxupé resultando no quanto seria necessário o produtor deixar ligado o seu sistema de irrigação para que não haja excedente e nem falta de água para a cultura de hortaliças em diferentes fases de desenvolvimento. É possível notar a precisão nos cálculos apresentados observando o tempo necessário para suprir as necessidades hídricas da planta em cada uma das fases de desenvolvimento apresentadas.

04

Para mais informações sobre o software Syswab, acesse: http://www.muz.ifsuldeminas.edu.br/index.php/gerais/3691-syswab

Texto: Ramon Gustavo Teodoro Marques da Silva
Revisão: Lucas Constantino