Pesquisa sobre milho
Qua, 16 de Novembro de 2016 13:40

Estudante de Engenharia Agronômica tem artigo científico publicado em Congresso e em site especializado.

XXXI Congresso Nacional de Milho e Sorgo 4No começo desse mês, foi publicado no site Mais Soja o artigo "Desempenho produtivo de diferentes híbridos de milho para grão" de autoria do estudante de Engenharia Agronômica do Campus Muzambinho Guilherme Vinicius Teixeira. Antes disso, o trabalho foi apresentado junto ao XXXI Congresso Nacional de Milho e Sorgo que aconteceu entre os dias 25 e 29 de setembro na cidade gaúcha de Bento Gonçalves.

A iniciativa avaliou o desempenho produtivo de diferentes híbridos de milho para grão em sistema convencional de cultivo para o Sul de Minas Gerais. Para isso, o experimento comparou oito híbridos de milho e analisou os resultados. Embora não tenha sido encontrada uma diferença significativa, ao nível de 0,05 de probabilidade, alguns exemplares apresentaram melhores resultados na produção de sacos de grãos de milho por hectare.

O Congresso Nacional de Milho e Sorgo tem como objetivo reunir pesquisadores, produtores, extensionistas, técnicos e dirigentes das indústrias de insumos e de máquinas e equipamentos agrícolas, de cooperativas, professores e estudantes que fomentam debates sobre o milho e sorgo no país. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Milho e Sorgo (ABMS) e esse último encontro teve como tema “Milho e Sorgo: inovações, mercados e segurança alimentar” com ênfase nas discussões sobre os impactos das novas tecnologias geradas pelas instituições de pesquisa pública e privada e seus desdobramentos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão sobre as culturas de milho e sorgo no Brasil.

A pesquisa foi orientada pela professora Ariana Vieira Silva e contou com a colaboração dos estudantes Rodrigo Moreira Albano da Silva, André Ribeiro Rezende, Eduarda de Oliveira, e pelo docente colaborador, Otavio Duarte Giunti. Eles também estiveram no Congresso, com apresentação de artigos e participações em palestras.

Texto: Lucas Constantino

Confira a publicação do trabalho no site Mais Soja (clique aqui) e a publicação nos anais do XXXI Congresso (clique aqui)

Confira fotos dos alunos e professores do Campus Muzambinho no XXXI Congresso Nacional de Milho e Sorgo: