XXI Maratona de Programação
Qua, 16 de Novembro de 2016 09:20

Alunos do curso de Ciência da Computação participam da final brasileira da XXI Maratona de Programação.

Na última sexta-feira e sábado, 11 e 12 de novembro, aconteceu a final brasileira da XXI Maratona de Programação realizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O evento aconteceu na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na capital mineira, Belo Horizonte. A competição é direcionada a estudantes de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de computação e afins e tem por objetivo promover a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, além de novas soluções de software.

XXI Maratona de Programação 1Na ocasião, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho foi representado pela equipe Flecha no Joelho, composta pelos alunos do curso de Ciência da Computação, do Campus Muzambinho: Abner Samuel P. Palmeira (6º período), Aline Regina de Oliveira (6º período) e Samuel Eduardo da Silva (4º período). Eles foram os melhores classificados na fase regional, realizada no dia 10 de setembro, no Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS), em Varginha. Pela segunda vez seguida do curso, e primeira vez da equipe na final brasileira, a mesma obteve o 44º lugar.

Ao todo, foram 174 participantes de todo Brasil, sendo 58 times com três integrantes cada. Teve início com um aquecimento no primeiro dia de torneio e, no dia 12, os participantes receberam uma prova, em inglês, com 10 problemas e deveriam sugerir algoritmos que os solucionassem. A equipe "0xE" da Universidade Federal de Pernambuco conquistou o 1º lugar da maratona. O segundo foi para a equipe "Veni Vidi Codi" da Universidade Estadual de Campinas e o terceiro ficou com a equipe "Robério e Seu Teclado" da Universidade Federal da Bahia.

Além da possibilidade de vagas para disputa da final mundial do ICPC (ACM International Collegiate Programming Contest), que acontecerá entre os dias 20 e 25 de maio de 2017 na cidade de Rapid City - South Dakota, nos Estados Unidos, as três equipes melhores colocadas receberam medalhas de ouro, as três seguintes medalhas de prata, e as outras quatro seguintes medalhas de bronze. Clique aqui e confira todos os resultados.

Texto: Ricardo José Martins
Revisão: Lucas Constantino