Minicurso - Homeopatia
Qui, 10 de Novembro de 2016 06:42

Grupo de Estudos em Bem-Estar em Pets promoveu minicurso sobre Homeopatia para mais de 100 pessoas.

Aconteceu na última terça-feira, 08 de novembro, o minicurso "Homeopatia: fundamentos e aplicações em humanos e animais" que foi promovido pelo Grupo de Estudos em Bem-Estar de Pets (Be-Pet) do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

A iniciativa foi aberta ao público geral e recebeu, além de pessoas da região, estudantes dos cursos de Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Técnico em Enfermagem, dentre outros. O evento foi realizado no auditório do Prédio Pedagógico e reuniu, entre 19h e 23h, cerca de 120 inscritos.

O minicurso foi ministrado por dois profissionais que atuam com homeopatia. A primeira palestra foi feita pelo Terapeuta Homeopata, Dr. Edgard Affonso de Moura, que tem formação pelo Curso de Extensão em Homeopatia da Universidade Federal de Viçosa e Pós-Graduação em Homeopatia.

Em seguida, a palestra foi ministrada pela Dra. Taís Maria Pinheiro Soares, que atua como docente na Unifenas e é Médica Veterinária com especialização em Homeopatia Veterinária pelo Instituto Homeopático François Lamasson, com mestrado e doutorado em Cirurgia e pesquisa experimental com homeopatia pela UNICAMP.

Além das palestras, o evento contou com a participação de alguns patrocinadores que sortearam brindes ao público e ofereceram um coffe break especial com chás variados, sucos naturais, iogurte de uvaia, pão de queijo, pão francês, biscoitos e bolachas.

O Grupo de Estudos em Bem-Estar de Pequenos Animais (Be-Pet) foi fundado este ano sob a coordenação da professora Diana Cuglovici Abrão. "Trata-se de um grupo de estudos multidisciplinar que não exige pré-requisitos aos seus membros, integrando alunos, técnicos e professores de diversas áreas do Campus Muzambinho. Tem como objetivo principal estudar a etologia e o bem-estar dos pequenos animais de companhia (Pets) por meio de encontros quinzenais para leitura e discussão de artigos científicos na área e palestras de seus membros e de convidados", explicou Diana.

Além dela o Be-Pet é composto pelas professoras Helena Alves Soares Chini e Usha Vashist, pela Técnica em Laboratório e Médica Veterinária, Michele Placedino Andrade Botelho, e pelos estudantes: Daniela da Silva, Natan Gabriel da Silva (ambos do curso de Ciências Biológicas), Gabrielle Vieira Soares, Isaac Buscaratti Martins Ribeiro, Maria Laura Rocha Silva e Patrícia Barreto de Almeida Fonseca e Silva, Rafael Gonçalves Dias, Alyne Maria de Sousa Rodrigues, Gabriella Oliveira Ferreira e Sandra Christina Figueiredo (do curso Medicina Veterinária).

Além do estudo e dos trabalhos acadêmicos, a proposta é também trabalhar na organização e execução de eventos científicos e didáticos sobre a temática do Grupo. Isso porque, de acordo com a Coordenadora do Be-Pet, prof.ª Diana, iniciativas sobre o assunto são raras na nossa região. Com esse primeiro minicurso, percebeu-se que existente um público interessado para atender, especialmente com o assunto da homeopatia relacionada aos animais humanos e não-humanos.

Texto: Lucas Constantino
Fotos: Robertto Cavalcanti