2ª Rodada de Cafés Especiais
Seg, 07 de Novembro de 2016 10:21

2ª Rodada de Cafés Especiais tem lance de R$1100,00 para lote de café de produtor de Cabo Verde - MG.

Foi realizada nesse sábado, dia 05 de novembro, a 2ª edição da Rodada de Café Especiais do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho.

A rodada foi realizada com cafés de Muzambinho e de Cabo Verde, finalistas do concurso de qualidade de café 2016.ÂO evento foi organizado por representantes do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, da Associação dos Produtores de Cafés Especiais de Cabo Verde (ASSPROCAFÉ), do Sindicato dos Produtores Rurais, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da EMATER - MG e da Prefeitura Municipal de Muzambinho.

O café que obteve o maior lance foi o do produtor Lauro Antônio dos Reis, do município de Cabo Verde, que recebeu a oferta de R$1100,00 (mil e cem reais) da Cafeeira Grão Verde.

DSC 0136

Foram analisadas cerca de 30 amostras de cafés e a 2ª Rodada de Cafés Especiais contou com a participação de pessoas físicas e jurídicas como: Cafebras, Cafeeira Grão Verde, SMC Comercial e Exportadora, Stockler Comercial e Exportadora, Arábica Comércio e Serviços de café.

Seus representantes participaram de uma degustação na qual os cafés, separados por município, ainda eram classificados quanto à propriedade de origem, nome do produtor rural, total de sacas e tipos de processamento.

Após a análise, os compradores fizeram ofertas que foram depositadas em uma urna. Esses lances foram lidos a todos produtores no final do evento e, em posse da oferta feita aos seus lotes, cada produtor teve a oportunidade de negociar a venda do seu produto.

DSC 0069

Segundo o professor do curso Técnico em Cafeicultura, Cláudio Bachião Filho, esse evento é muito importante para os produtores e compradores de café já que “quem está fora da escola, tem a oportunidade de conhecer os melhores cafés de cada região, nesse caso, de Cabo Verde e de Muzambinho. Hoje o produtor está na mão do mercado, que dita o preço. Já aqui, o mercado vai ofertar o que realmente o café vale e o produtor vai ter a valorização de todo seu trabalho. Já para o comprador, a vantagem é que nós fazemos uma seleção dos melhores lotes de cada lugar e o comprador tem a oportunidade de, apenas em uma visita, conhecer os melhores cafés. Pensando no marketing, é excelente. Por que o comprador pode falar que tem o melhor café de cada região".

Evandro Carlos Martins, representante da Cafeeira Grão Verde, também citou que a Rodada serve para “valorizar os cafés dos produtores da nossa região. E também para incentivar que ele aumente a qualidade do seu café e agregue valor ao seu produto”.

Gustavo de Deus Borges, da empresa Stocker, também citou que a cafeeira já está em Muzambinho há 10 anos e que acredita que a Rodada é um grande incentivo para melhoria contínua do café, e para promover uma ligação direta entre compradores e produtores para valorização do produto.

Uma das participantes do evento foi a proprietária da empresa Café Épico, Nívia Regina Dantas, do Rio de Janeiro. Segundo Nívia, há 5 anos o Campus Muzambinho, por meio do professor José Marcos Angélico de Mendonça, já a orienta sobre quais os melhores eventos de café na região. Assim, ela viu a rodada de cafés especiais como uma ótima oportunidade para adquirir produtos de qualidade. “Nós viemos para a rodada com o objetivo de comprar cafés para os primeiros meses de 2017. Tanto para vendermos na cafeteria, quanto para os restaurantes e demais empreendimentos que compram da gente. Nós temos uma torrefação artesanal que fica dentro da própria loja. Assim os clientes podem ver como o feito todo o processo”.

DSC 0131

Nesse mesmo dia, enquanto aconteceram as degustações e lances dos compradores, foram ministradas duas palestras técnicas. A primeira foi sobre “Prevenção de riscos no uso de máquinas agrícolas na cafeicultura”, do professor Geraldo Gomes de Oliveira Júnior. Segundo ele, a palestra teve como objetivo “conscientizar e sensibilizar os produtores a incluírem, no planejamento do dia-a-dia, a segurança no trabalho”.

A segunda palestra tratou do tema “Gestão e controles na cafeicultura, com foco na certificação de propriedades”, ministrada por Clóvis de Piza. Que visou, segundo o palestrante, “despertar a atenção para gestão de propriedades que, geralmente, é feita de forma intuitiva. E assim, através do resgate das informações da propriedade, seria possível desenvolver um planejamento mais adequado”.

O professor Cláudio Bachião ainda destacou que a Rodada de Cafés Especiais também é relevante para os estudantes que puderam participar, já que possibilita que eles aprendam “a importância que tem a qualidade do café. Aqui na escola, os alunos já tem acesso a todo processo de produção desde o plantio, processamento, manejo, até chegar no pós colheita. Aqui a gente vê, explicitamente, o efeito do manejo do produtor e do clima de cada região, na xícara. Assim o aluno vai sair um profissional preparado e entendendo de cada habilidade que ele precisa ter depois do seu curso”.

TEXTO E FOTOS: Tatiana de Carvalho Duarte

Confira as fotos: