Aulão - Redação
Qui, 03 de Novembro de 2016 14:06

Estudantes do Campus Muzambinho têm aula preparatória de Redação para as provas do ENEM 2016.

Na tarde desta quinta-feira, 03 de novembro, os estudantes dos terceiros e segundos anos que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) receberam uma aula preparatória para as provas que devem acontecer no próximo sábado e domingo (05 e 06 de novembro). O evento foi realizado no auditório do Campus Muzambinho e reuniu alunos dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio (Alimentos, Agropecuária e Informática).

O "aulão" foi ministrado pelo Professor Igor Alves que ministra disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura e Redação no Campus Muzambinho. A iniciativa surgiu do interesse dos próprios discentes quando souberam que o docente vai ministrar um "Aulão de Redação" amanhã, 04 de novembro, na cidade de Lavras (MG).

"A ideia foi dar dicas de abordagem, sugestões de títulos, citações, alusões e possibilidades argumentativas em relação a vários assuntos, como direitos humanos, redes sociais e tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade, segurança, acessibilidade, saneamento e saúde pública, esporte, mobilidade, entre muitos outros", explicou o prof. Igor Alves.

Igor Alves é poeta e membro da Academia Lavrense de Letras. Tem Mestrado em Teoria Literária e Crítica da Cultura pela UFSJ e é doutorando em Estudos Literários pela UFJF. Atuou como professor em cursinhos em Lavras e região, além da “Salinha de Redação Prof. Igor Alves”. Atualmente, desde o último dia 31 de outubro, leciona no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

REDAÇÃO NO ENEM

Nesta edição das provas do ENEM, o MEC vai adotar alguns critérios de avaliação para as redações. Para isso, os avaliadores vão atribuir, de 0 a 200, uma nota para cada uma das competências abaixo:

1. Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
  2. Compreensão da proposta de redação;
  3. Seleção e organização das informações;
  4. Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto;
  5. Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais.

A nota final é a média aritmética da pontuação total dada por dois avaliadores da redação. Exceto quando há muita discrepância entre as duas notas. Nesse caso, um terceiro corretor poderá auxiliar com uma reavaliação.

Além disso, os critérios prevêem algumas situações em que as notas podem ser zeradas ou anuladas. São elas:

1. Fuga total ao tema;
  2. Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
  3. Texto com até 7 linhas;
  4. Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto;
  5. Desrespeito aos direitos humanos;
  6. Redação em branco, mesmo com texto em rascunho.
  7. Cópia do texto motivador

Fiquem atentos e boas provas!

Texto e fotos: Lucas Constantino

Confira as fotos: