Instituto Biológico
Qui, 03 de Novembro de 2016 06:53

Alunos de Medicina Veterinária e Ciência Biológicas participam de visita técnica ao Instituto Biológico – SP.

Visita Tecnica ao IB 13

No dia 21 de outubro, alunos dos cursos de Medicina Veterinária e de Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho participaram de visita técnica ao Instituto Biológico - IB de São Paulo.

A viagem faz parte das atividades promovidas pelas disciplinas de Imunologia e Parasitologia e foi coordenada pela professora Diana Cuglovici Abrão.

Trinta alunos participaram da viagem que, segundo a professora Diana, teve como principal objetivo mostrar aos alunos como funciona um centro referência no diagnóstico parasitológico e imunológico de doenças animais.

A visita foi organizada com o objetivo de “levar os alunos que estão cursando as disciplinas de parasitologia e imunologia para conhecer a rotina de diagnósticos variados em laboratórios especializados. O IB realiza pesquisas em sanidade animal e vegetal, suas relações com o meio ambiente e é um centro de referência de excelência técnico-científico nestas áreas.ÂAlém disso, possui um programa de pós-graduação (mestrado e doutorado), o que permitiu aos alunos terem contato com mais uma possibilidade de carreira a seguir dentro da medicina veterinária”.

Na ocasião, os estudantes conheceram os laboratórios de parasitologia veterinária, as instalações do Instituto e o museu Planeta Inseto. Também participaram de um curso de diagnóstico de parasitos de interesse médico-veterinário, com carga horária de 5 horas, construído exclusivamente para a visita.

O curso foi ministrado pela Dra. Edna Clara Tucci, pela Dra. Fernanda Calvo Duarte, pela Dra. Márcia Cristina Mendes e pelo Dr. Paulo Henrique Selbmann.

Segundo a organizadora da viagem, professora Diana, “para a realização do curso, no dia anterior à visita, os alunos saíram a campo (setores de bovinocultura de leite e canil social) para coleta de carrapatos e fezes bovinas. Com este material coletado e outro fornecido pelo IB, os alunos realizaram as técnicas de OPG (contagem de ovos de helmintos por grama de fezes), identificação de larvas de helmintos, biocarrapaticidograma, identificação de sarnas e carrapatos, utilizando chave dicotômica, e diagnóstico por meio de biologia molecular de Trichomonas foetus, a partir de lavado prepucial e muco vaginal de bovinos.

A visita dos alunos também foi guiada pelos monitores do Instituto Felipe Eduardo de Matos Godoi, Karina dos Santos e Shirley Batista de Araújo.

Mais informações sobre o Instituto Biológico podem ser encontrados no site:http://www.biologico.sp.gov.br/

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte

FOTOS:Diana Cuglovici Abrão