Visita Técnica - Maternidade
Qui, 03 de Novembro de 2016 06:30

Estudantes do Técnico em Enfermagem realizam visita técnica em maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Passos.

No dia 20 de outubro, os estudantes do curso Técnico em Enfermagem do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho visitaram a Sata Casa de Misericórdia de Passos (MG). Na ocasião, eles tiveram a oportunidade de conhecer a maternidade e a UTI Neonatal da Unidade. A iniciativa foi realizada e promovida pela professora Monise Martins da Silva que é responsável pela disciplina Materno Infantil III.

A visita foi iniciada por meio da recepção feita pela Bióloga Francielle Cançado, do setor Pesquisa e Extensão Hospitalar, para apresentar resumidamente a Estrutura Hospitalar, tanto física como de recursos humanos. Em seguida, os alunos iniciaram a visitação que foi conduzida pela Coordenadora da UTI Neonatal, a Enfermeira Grasiele. A UTI Neonatal é dividida em um espaço reservado para prematuros extremos, prematuros, recém-nascidos, crianças e mãe canguru.

Os discentes puderam entender sobre os cuidados de enfermagem, as tecnologias e procedimentos avançados realizados nos setores para a recuperação de Recém-nascidos de pós operatórios de cirurgias cardíacas, desconfortos respiratórios e demais patologias. Além disso, aprenderam sobre assistência humanizada que é associada ao Hospital Amigo da Criança, seguida com muita cautela pelos profissionais.

Depois disso, a visita seguiu acompanhada pela Enfermeira Alessandra para a Maternidade onde puderam conhecer todo sistema da assistência ao parto humanizado, com intervenções não medicamentosas quando não há complicações.

A maternidade foi dividida em subsetores como: pré parto e posto de enfermagem; sala de parto e cesárea; alojamento conjunto; banco de leite (onde os alunos observaram como é realizada a preparação das mamas para a ordenha até sua pasteurização); casa da gestante (local onde puérperas ficam alojadas quando estão com seus bebês na UTI neonatal ou casos específicos) e o PROMAI (Programa Materno Infantil) que é considerado o coração da maternidade, pois além dos procedimentos humanizados, consiste no local onde é feito o pré natal das gestantes consideradas de alto risco e após as consultas de puerpério e de puericultura do bebê. No PROMAI, a visita foi acompanhada pela psicóloga Cristina que contou sobre a história do local.

Texto: Monise Martins da Silva
Revisão: Lucas Constantino