Curso sobre Drogadição
Seg, 31 de Outubro de 2016 15:38

Docentes do Campus promovem curso sobre Drogadição no Ambiente Escolar com professores da rede estadual.

Durante toda a tarde de terça-feira passada, 25 de outubro, foi realizada, uma capacitação a 50 profissionais da Educação na Escola Estadual Prof. João de Moura Guimarães localizada no distrito de Mococa - SP, em Igaraí. O trabalho envolveu a participação de coordenadores do Estado de São Paulo, diretores de escola, coordenadores de ciclo e professores de 12 escolas vinculadas à Diretoria de Ensino (DE) de São João da Boa Vista - SP. O treinamento foi sobre o problema das drogas no ambiente escolar intitulado: “Drogas - Reconhecimento e Interface com a Escola”.

Esta foi uma iniciativa das docentes do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho prof.ª Daniela Ferreira Cardoso Cruvinel, prof.ª Larissa Martins Baquião e prof.ª Simone Villas Ferreira em atender uma solicitação oriunda da escola Prof. João de Moura Guimarães, feita por seu Coordenador Pedagógico, Prof. Adriano Fonseca Cardoso, e contou com o apoio e participação da DE de São João da Boa Vista, representada pelos professores coordenadores: Silvia V. S. Ratz, Eduardo D. Jerônimo e João Paulo G. Della Torre.

No evento, a prof.ª Daniela abordou, com enfoque pedagógico, “O Papel do Professor e da Escola no Combate às Drogas”, tratando da importância do trabalho em conjunto no ambiente escolar, da necessidade de reconhecer e assumir o problema das drogas dentro da escola e ressaltou a importância da metodologia do acompanhamento e da formação de comissão escolar de condução dos casos.

À prof.ª Larissa, coube capacitar os profissionais participantes sobre como reconhecer os tipos de drogas existentes – principalmente aquelas que estão no ambiente escolar – e as características físico-comportamentais dos educandos que passam por esse problema, bem como esclarecer a maneira adequada de abordagem e condução do problema na sala de aula.

E, finalmente, a prof.ª Simone abordou os trabalhos realizados no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho sobre a temática e explanou sobre as parcerias firmadas entre a instituição e as escolas de diversos municípios, além de sua expressiva cartela de cursos de extensão e capacitações.

Num ambiente de diálogo aberto e franco, os professores participantes do evento expuseram suas dúvidas e casos pontuais. Diante do debate, entre profissionais da educação, a capacitação resultou em convites para outras escolas e parceria com a DE apoiadora.

Texto: Simone Villas Ferreira

Confira as fotos: