Semana do Livro
Seg, 31 de Outubro de 2016 12:10

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca traz palestra, apresentações musicais e lançamento do livro Faíscas Verbais de Márcio Bueno.

Encerrou nessa sexta-feira, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho. O evento tem como objetivo promover a leitura e a difusão do conhecimento em crianças, jovens e adultos.

Para tanto, bibliotecas de todo Brasil organizaram atividades como exposições, palestras, workshops, apresentações artísticas, dentre outras atividades.

No IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho a programação teve início na segunda-feira, dia 24, com apresentação musical da banda Várias e Variáveis composta por Leonardo Chiulli Guida Vilhena, Guilherme Oliveira Lemos, Fabrício Antônio de Morais, Raphael de Paiva Gonçalves e Elthon Roger de Oliveira.

Dia 24 26

Durante toda a semana, os visitantes da Biblioteca tiveram puderam conferir exposições de mandalas, da artista plástica Sil Fernandes; de itens que demonstram a necessidade de conscientização sobre a preservação do material bibliográfico; de Móbiles de Tsuru (origami), confeccionados pelo aluno Ricardo José de Negreiros; de cartazes com frases literárias, confeccionados pelas alunas Débora Gilda da Silveira e Júlia Rafaela da Silva Esteves; além de uma seleção de ícones da literatura, expostos nas escadarias da biblioteca.

A semana Nacional do livro e da biblioteca ainda contou com uma série de apresentações e atividades promovidas pela equipe da biblioteca com o auxílio dos alunos. Dentre elas, apresentações artísticas dos alunos Breno Antonio Oliveira, Larissa Romani de Oliveira e Thalita Cristina Justimiano.

Na quinta-feira, dia 27 de outubro, os participantes das atividades da Semana do Livro puderam assistir à apresentação do Grupo de Amigos da Biblioteca de Guaxupé (GRABI) e da Academia Guaxupeana Estudantil de Letras (AGELE) que mostraram algumas das atividades realizadas por eles como textos, produzidos pelos próprios integrantes, e uma apresentação musical.

dia 27 7

Também assistiram à palestra do jornalista e escritor Márcio Bueno. Márcio atuou em grandes meios de comunicação nacionais e internacionais e é autor da obra “A origem das Palavras”.

No Campus Muzambinho, Márcio veio lançar sua mais nova obra: Faíscas verbais: a genialidade na ponta da língua. Em sua palestra contou um pouco sobre como, durante anos de profissão, coletou os textos que estão no livro e como continua juntando experiências para outras edições. O jornalista ainda destacou que eventos como a Semana do Livro são fundamentais para a “formação cidadã das pessoas. Você não constrói o país apenas com profissionais, com técnicos. Você tem que formar cidadãos. Pessoas que pensem não apenas na sua profissão, mas também no país. E isso se consegue com acesso a livros. Monteiro Lobato já dizia: “Um país se faz com homens e livros”. E é isso que eu acho que vocês estão fazendo aqui”.

dia 27 45

No CeCAES também foram realizadas atividades como apresentações do Coral do Projeto Vida Saudável, regido pelo maestro Acácio Donizetti Vieira, e dos alunos Brunno Henrique, Daniely Gauna, Flavia Fernanda Muniz de Oliveira, Jhonyson de Oliveira e Letícia do Nascimento.

Foram responsáveis pelas atividades da semana a equipe da biblioteca do Campus Muzambinho, formada pelos funcionários: Alex Miranda Cunha, Ana Maria Salomão, Beatriz Aparecida da Silva Vieira, Elton Douglas Bueno Silva, Flavia Maria da Silva Morais, Gustavo Joaquim da Silva Júnior, José Odair da Trindade, Judite Fernandes Moreira, Amélia Aparecida da Silva e Susana Campaneli Tristão. E pela equipe da biblioteca do CeCAES formada por: Clarissa Benassi Gonçalves da Costa, Lúcia Maria Batista de Oliveira e Lucimar da Silva Gonçalves.

Os responsáveis pelo evento agradecem a todos que contribuíram para a realização da semana como a Direção do Campus Muzambinho, a Coordenadora Geral de Ensino, Daniela F. C. Cruvinel, o setor de Jardinagem e Paisagismo, o setor de Transporte, ao coordenador do curso Técnico em Segurança do Trabalho, Prof. Geraldo Gomes de Oliveira Júnior, e ao corpo docente e discente do Campus Muzambinho e do CeCAES.

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte

FOTOS:Judite Fernandes Moreira