Login
DIPPD |
Qui, 02 de Dezembro de 2010 08:41 |
Acompanhe as dicas para quando você encontrar uma pessoa com deficiência: Pessoas cegas ou com deficiência visual - Nunca ajude sem perguntar! Ofereça seu auxílio. - Para conduzir uma pessoa cega ofereça seu braço para que ela segure. Informe sobre obstáculos existentes, como degraus, desníveis e outros. - Sempre que se ausentar de uma sala, informe a pessoa para que ela não fique falando sozinha! Pessoas com deficiência intelectual - Não subestime a pessoa com deficiência intelectual. Dê-lhe atenção, cumprimente-a normalmente. - As pessoas com deficiência intelectual levam mais tempo para aprender e compreender determinadas tarefas! Tenha paciência. Explique quantas vezes necessário. - Procure dar instruções objetivas e claras.
Pessoas com deficiência física - Não se apoie na cadeira de rodas, pois esse equipamento é a complementação da sua mobilidade. - Nunca movimente a cadeira de rodas sem antes pedir permissão e perguntar como deve proceder. - Use palavras como “correr” e “andar” naturalmente. As pessoas com deficiência física também utilizam estes termos.
Pessoas Surdas ou com Deficiência Auditiva - Para iniciar uma conversa com uma pessoa surda, acene ou toque levemente em seu braço. - Quando estiver acompanhado de um intérprete, fale diretamente com a pessoa surda, não com o intérprete. - Procure falar pausadamente mantendo o contato visual. - Seja expressivo ao falar. As expressões faciais, os gestos e o movimento de seu corpo são excelentes indicações do que você que dizer.
Lembre-se: - Quando quiser alguma informação de uma pessoa deficiente, dirija-se diretamente a ela e não a seus acompanhantes ou intérpretes. - Sempre que quiser ajudar, ofereça ajuda, perguntando qual é a melhor maneira de proceder. Não se ofenda se a oferta for recusada, pois nem sempre ela é necessária.
Redação: NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais). |