4ª Semana da Agronomia
Seg, 31 de Outubro de 2016 09:47

Campus Muzambinho realizou a 4ª Semana Acadêmica da Agronomia com palestras, minicursos e jogos.

Entre os dias 24 e 29 de outubro, aconteceu a 4ª Semana Acadêmica da Agronomia do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho. O evento reuniu cerca de 200 estudantes, professores e profissionais da área em um fórum de discussão com palestras, mesas redondas, minicursos, apresentações de trabalhos, números musicais e jogos. A iniciativa foi organizada em uma ação conjunta entre várias organizações do curso de Engenharia Agronômica do Campus: Centro Acadêmico (CAENA), pela Empresa Júnior (AGRIFORT Jr) e pela Coordenação Pedagógica.

home-agro

De acordo com a Coordenadora Geral do Centro Acadêmico do curso de Engenharia Agronômica (CAENA), a estudante Carolina de Lima Tejada Podestá, o objetivo da Semana foi "oportunizar aos alunos um conhecimento prático e específico com temáticas variadas por meio de palestras e minicursos dinâmicos". Ao todo, a programação contou com mais de nove palestras e debates realizados no Ginásio Poliesportivo do Campus e também 17 minicursos aos participantes da Semana. Esses treinamentos foram realizados nas localidades de todo o Campus, desde a mecanização à zootecnia.

Minicursos - Dia 25 12

A 4ª Semana Acadêmica da Agronomia foi aberta pelo Diretor-Geral do Campus Muzambinho, prof. Luiz Carlos Machado Rodrigues, que aproveitou para parabenizar a iniciativa dos estudantes do Centro Acadêmico CAENA e da Agrifort Jr. pela realização do evento. A solenidade de abertura contou ainda com a presença do Reitor do IFSULDEMINAS, prof. Marcelo Bregagnoli, da Diretora do Departamento de Desenvolvimento Educacional, prof.ª Luciana Maria Vieira Lopes Mendonça, do Diretor do Departamento de Administração e Planejamento, Carlos Guida Anderson, da Coordenadora Geral de Ensino, prof.ª Daniela Ferreira Cardoso Cruvinel, do Coordenador Geral de Assistência ao Educando, prof. Evane da Silva, do Coordenador do curso de Engenharia Agronômica, prof. Bráulio Luciano Alves Rezende, do Presidente da Cooperativa-Escola, Washington Bruno Silva Pereira, do Presidente da Empresa Júnior Agrifort Jr., Rodrigo Moreira Albano, e da Coordenadora Geral do Centro Acadêmico do curso de Engenharia Agronômica, Carolina de Lima Tejada Podestá.

Abertura - 4ª Semana da Agronomia 9

Além disso, no penúltimo dia, a iniciativa também promoveu homenagem a alguns professores e aos alunos que organizaram o evento. No sábado, 29, houve a realização da final dos jogos do curso e a confraternização com todos envolvidos. A competição de futsal vem acontecendo desde o dia 17 com jogos entre as turmas da Agronomia. O 6º período foi o vencedor dessa edição dos jogos e consagrou-se campeão após derrotar o 2º período. Neste último dia, das finais, algumas partidas contaram com a participação de professores e funcionários, inclusive, do Reitor do IFSULDEMINAS, prof. Marcelo Bregagnoli.

Jogos - Fotos Carol Podestá 10

No primeiro dia, antes da cerimônia, houve a apresentação musical de alguns estudantes do Campus Muzambinho. Sob a Coordenação do professor de música, Leonardo Chiulli Vilhena, aconteceram as apresentações musicais de alguns alunos da instituição.

A programação contou com as seguintes palestras:

• Agroecologia X Transgenia com Prof. DSc. José Sérgio Araújo e Prof. DSc José Maria Guzman Ferraz
  • O manejo bem-sucedido de Nematoides com prof. DSc Jaime Maia Santos
  • Sistemas automatizados de irrigação paisagística e esportiva com Leonardo Pace, Diretor Nacional da HUNTER INDUSTRIES- IRRIGATION
  • Agricultura de baixo Carbono com Prof. MSc Evandro Freire Lemos
  • Agricultura de precisão e manejo da variabilidade espacial de atributo de solo e planta com Prof. DSc Cleber Kouri de Souza – Ciências do Solo - Produção Vegetal
  • Ações sustentáveis em bovinocultura de Leite com Prof. DSc Edu Max da Silva
  • O herbicida Glyphosate: suas particularidades e recomendações com Prof. DSc Saul Jorge Pinto de Carvalho
  • Tecnologia de aplicação de defensivos com Kássio de Oliveira Andrade
  • Avanços tecnológicos na produção de hortaliças em Aeroponia com Pesquisador Cientifico DSc Thiago Leandro Factor- APTA – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Polo Regional Nordeste Paulista- Mococa, SP

Foram oferecidos também 17 minicursos:

• Dinâmica de Mecanização agrícola com o Coordenador de Mecanização Agrícola - Carlos E. Machado
  • Manejo racional de vacinação e embarque em bovinos de corte com Prof. MSc Marcelo Rosa
  • Introdução a fabricação de cervejas artesanais com Prof. DSc Délcio Bueno da Silva
  • Avaliação Sensorial de Cafés Especiais com Prof. DSc José Marcos Mendonça
  • Propagação e Cultivo de Orquídea com Juliano Francisco Rangel e Prof. Dsc Anna Lygia Rezende
  • Perícia Ambiental com Prof. MSc Claudiomir da Silva Santos
  • Mitos e verdades sobre os processos seletivos- MSc em psicologia: Grasiane Cristina da Silva
  • Nematologia com Profª. DSr Roseli dos Reis Goulart
  • Sisvar com Prof. Dr Felipe Campos Figueiredo
  • Marketing Pessoal com MSc Agda Silva Prado Oliveira
  • Segurança do Trabalho Rural com MSc Geraldo Gomes de O. Jr.
  • Espécies forrageiras tropicais com Antônio Carlos Nogueira – Matsuda Minas
  • Tecnologia de aplicação de defensivos com Kássio Andrade
  • Fibras naturais com Profª. DSc Ariana Vieira Silva
  • Arquitetura conservacionista e alterações nas figuras jurídicas APP e RL no atual código florestal brasileiro e seus impactos ambientais com Prof. MSc Otavio Giunti