Login



2º Concurso de Qualidade
Sex, 21 de Outubro de 2016 09:11

Cerimônia de encerramento e entrega da premiação do 2º Concurso de Qualidade dos Café de Muzambinho

Aconteceu ontem, 20 de outubro, a cerimônia de encerramento e premiação do 2º Concurso de Qualidade dos Cafés de Muzambinho - MG. O evento foi realizado na Câmara Municipal da cidade e reuniu produtores e autoridades da região. A iniciativa foi organizada pelo IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, Sindicato de Trabalhadores Rurais, Assalariados e Agricultores Familiares do Município de Muzambinho (STRMUZ), Sindicato dos Produtores Rurais de Muzambinho e Região (SPRM), EMATER - MG e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

O Concurso de Qualidade é promovido com o objetivo de incentivar a produção de cafés de qualidade superior no município, divulgando o potencial dos grãos aqui produzidos, oportunizando aos cafeicultores participantes conhecerem as características físicas e sensoriais do café que produzem. “Além disso, esse evento serve fortalecer as categorias de classe por meio dos sindicatos e também realizar ações de fomento ao desenvolvimento territorial promovido por instituições governamentais, neste caso a Emater, Prefeitura e o Instituto Federal”, acrescentou o Presidente da Comissão Julgadora do Concurso, prof. José Marcos Angélico de Mendonça.

Esta edição do concurso recebeu 58 amostras. Para sua realização, foi utilizada toda infraestrutura de classificação do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, com equipamentos e maquinários de última geração que garantem uma qualificada análise física e sensorial dos grãos.

A avaliação foi realizada em duas etapas: separação de amostras isentas de defeitos sensoriais e análise dos produtos conforme metodologia internacionalmente aceita pela Specialty Coffee Association of America (SCAA). Por meio desse método, os lotes são classificados por uma pontuação. A título de classificação, são considerados “Cafés especiais” aqueles que atingem pontuação acima dos 80 pontos.

A solenidade contou com a presença do Prefeito Municipal de Muzambinho, prof. Ivan Antônio de Freitas, da Diretora do Departamento de Desenvolvimento Educacional e representante da Direção do Campus Muzambinho, prof.ª Luciana Maria Vieira Lopes Mendonça, dos extensionistas da EMATER – MG, Clóvis de Piza e Gilson Couto, e dos Presidentes dos dois Sindicatos realizadores do Concurso, Cléber Marcon pelo STRMUZ e Rodrigo de Almeida Machado pelo SPRM. Toda a cerimônia foi conduzida pelo Coordenador do Setor de Cafeicultura do Campus e Presidente da Comissão Julgadora do Concurso, prof. José Marcos Angélico de Mendonça.

Em seu pronunciamento, a representante do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, prof.ª Luciana Mendonça, parabenizou a iniciativa que valoriza e reconhece o trabalho desenvolvido pelos produtores locais. “Queremos cada vez mais estreitar essa relação que temos com a sociedade, que vocês possam sempre buscar apoio na nossa instituição que trabalha o ensino, a pesquisa e a extensão. Nosso Campus está sempre de portas abertas para recebê-los”, completou Luciana.

Durante a cerimônia, os participantes receberam os seguintes certificados:

a) Certificado de Participação a todos que enviaram amostras para o concurso;

Concurso de Qualidade dos Cafes de Muzambinho participantes

b) Certificado de Produtor de Café Especial, àqueles cafeicultores com amostras que atingiram 80 pontos SCAA ou mais, avaliadas na segunda etapa;

Concurso de Qualidade dos Cafes de Muzambinho produtores de cafe especial

c) Certificado de Premiação para a categoria de Café Natural, com o seguinte resultado:

  • BIANCA DE ALMEIDA MACHADO - 1ª colocação com um café de 83,94 pontos, produzido na Fazenda Harmonia II
  • FÁBIO DOS SANTOS - 2ª colocação com um café de 82,94 pontos, produzido no Sítio Cafezal
  • WLADEMIR DONIZETTI DA SILVA - 3ª colocação com um café de 81,94 pontos, produzido no Sítio São Mateus
  • LUCINEIRE DE LIMA MONTIPÓ - 4ª colocação com um café de 81,63 pts, produzido na Fazenda Cachoeira do Cambuí
  • JOÃO JUSTINO GOULART - 5ª colocação com um café de 81,50 pts, produzido no Sítio Cachoeira do Cambuí

d) Certificado de Premiação para a categoria de Café Descascado/Despolpado/Desmucilado, com o seguinte resultado:

  • ARMANDO SANTOS - 1ª colocação com um café de 82,88 pontos, produzido na Fazenda São Domingos
  • TIAGO CHAGAS DE ALMEIDA - 2ª colocação com um café de 82,81 pontos, produzido no Sítio Morro Preto
  • JOSÉ FERNANDO DURANTE e EMERSON ALEXANDRE DURANTE - 3ª colocação com um café de 81,88 pontos, produzido no Sítio Nossa Senhora do Carmo
  • BIANCA DE ALMEIDA MACHADO - 4ª colocação com um café de 81,81 pontos, produzido na Fazenda Harmonia II
  • LUIZ FERNANDO DURANTE e EDUARDO FENZ - 5ª colocação com um café de 81,13 pontos, produzido no Sítio Soledade

A realização do concurso foi feita por meio da ação de uma Comissão Organizadora, constituída por representantes das cinco instituições realizadoras e por duas subcomissões, sendo a Julgadora, responsável pela avaliação dos cafés e a Auditora, que fez a conferência em todas as etapas do Concurso, sendo esta, constituída pelos representantes da EMATER-MG e da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Dentre os realizadores, o Campus Muzambinho contou com a participação dos professores José Marcos Mendonça e Geraldo Gomes de Oliveira Júnior e também de estudantes dos cursos de Engenharia Agronômica e Tecnologia em Cafeicultura. Na solenidade, o hino nacional foi executado na viola pelo músico da cidade Rodolfo Sandi. Ao final do evento, todos os presentes participaram de uma confraternização realizada no segundo andar da Câmara Municipal.

RODADA DE NEGÓCIOS

No dia 05 de novembro, haverá uma Rodada de Negócios com os cafés finalistas nos Concursos de Qualidade de Café realizados em Cabo Verde e Muzambinho. Por meio de edital a ser divulgado, o evento vai reunir compradores e produtores das amostras desses concursos. O documento com o regulamento dessa Rodada de Negócios será publicado em breve pela Comissão Organizadora dos dois concursos.

No ano passado, no dia 07 de novembro, na 1ª Rodada de Negócios, foram 40 amostras analisadas por cerca de dez compradores convidados via edital publicado pelo Campus Muzambinho. Os cafés que participaram da Rodada de Negócios foram finalistas nos Concursos de Qualidade promovidos pelo Projeto SOMA.

Texto e fotos: Lucas Constantino

Confira as fotos: