Outubro Rosa - Animais
Qui, 20 de Outubro de 2016 09:48

Campus Muzambinho faz campanha contra o câncer de mama em animais como parte do movimento Outubro Rosa.

Nessa última quarta-feira, alunos do 3º período do curso de Medicina Veterinária movimentaram o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho com ações que fazem parte do movimento Outubro Rosa.ÂO movimento trata da importância sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Doença que pode ocorrer também em animais.

DSC03353

Buscando orientar alunos e funcionários do instituto, 25 alunos do curso de Medicina Veterinária montaram tendas em diversos setores do Campus Muzambinho, distribuíram informativos e laços rosas (que são o símbolo do movimento), tiraram dúvidas e ensinaram técnicas de como fazer o exame periódico das mamas de animais de companhia.

O evento foi coordenador pela professora Geórgia Mode Magalhães com o apoio dos professores Mariana Rondelli, André Corrêa, Elói Portugal, Diana Abrão, Délcio Bueno, Edivaldo Nunes e Guilherme Oberlender.

Segundo a coordenadora Geórgia esse evento foi importante para “trazer informações para os alunos e funcionários do campus sobre como prevenir o câncer de mama em animais de companhia”.

Na ocasião os alunos orientaram os interessados sobre a melhor forma de prevenir os tumores na mama, que é através da castração precoce. Também ressaltaram que o exame das mamas deve ser realizado periodicamente através da palpação de todas as mamas do animal. Em casos nos quais são encontradas anormalidades, deve-se procurar um médico veterinário imediatamente.

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte

FOTOS: Michele Placedino Andrade Botelho