Medalha de Bronze
Seg, 17 de Outubro de 2016 07:44

Coordenador do Projeto "Lutamos Pela Paz" conquista bronze em Campeonato Brasileiro de Karatê.

Campeonato Brasileiro de KaratEntre os dias 12 e 15 de outubro, aconteceu a 5ª e última Etapa do Campeonato Brasileiro de Karatê no Parque Ibirapuera na capital paulista em São Paulo. Foram selecionados mais de 1500 atletas que representaram os seus estados nas lutas entre as modalidades de Kata e Kumite. Na ocasião, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho foi representado pelo Sensei Altemário Ferreira Barbosa (foto) que coordena o Projeto "Lutamos Pela Paz".

Entre as sete lutas que disputou na categoria master de 44 a 46 anos e pesagem inferior a 75 kg, Altemário conquistou o 3º lugar na modalidade Kumite e o 5º lugar na modalidade Kata. Ao todo, a delegação mineira conquistou 48 medalhas e terminou em 5º lugar na classificação geral por estados.

Em maio deste ano, Altemário foi o campeão e vice na modalidade Kumite e Kata respectivamente na competição realizada na cidade de Trindade (Goiás), uma das classificatórias para esse Campeonato Brasileiro. Ao longo da carreira, o Sensei coleciona vitórias como os 21 títulos do Campeonato Mineiro, os dois títulos do Campeonato Brasileiro em 2005 e 2006 e o reconhecimento de Destaque Regional Sulmineiro desde 2011.

CONHEÇA O PROJETO "LUTAMOS PELA PAZ"

Em parceria com o Campus Muzambinho, esse trabalho acontece desde 2014 e atualmente chega a atender 170 pessoas de ambos os sexos em qualquer idade - dentre os atendidos, existem crianças com quatro e adultos com mais de 50 anos. Os treinamentos são realizados no mesmo local onde são ministradas as aulas do curso de Educação Física, no Centro de Ciências Aplicadas à Educação e Saúde (CeCAES). Qualquer interessado pode participar dos encontros que ocorrem nos seguintes dias e horários:

• Terças e quintas-feiras: 19h às 20h15 para o público infantil
  • Terças e quintas-feiras: 20h15 às 22h para jovens e adultos
  • Sábado: 09h às 10h30 para todas as faixas etárias

Com inscrições sempre abertas, os treinos são gratuitos e qualquer um pode participar. Os equipamentos utilizados (kimono, luvas e protetores) podem ser emprestados pelo projeto.

As aulas são ministradas pelo Sensei Altemário Ferreira Barbosa, que se graduou faixa preta em 1997 e desde então atua como professor de Karatê na cidade de Muzambinho. Em 2006, o projeto "Lutamos pela Paz" foi criado com o intuito de promover, de forma gratuita, a prática do esporte e também realizar diversas atividades que estimulam o aprendizado e a cidadania a jovens e crianças. "Além dos treinos, o projeto realiza outras ações, como palestras e apresentações sobre diversas temáticas, como drogas e violência. Nossa intenção vai além de formar atletas e buscamos, por meio do esporte, desenvolver bons cidadãos - desde os mais jovens até os adultos", completou Altemário.

Os treinamentos são ministrados com o apoio de quatro atletas veteranos no Projeto: Júlio César dos Santos, Lucas Felipe Pereira, Matheus Teófilo e Suemar Roberto dos Santos (maioria já graduada com faixa preta). Entre os atendidos pelo projeto, muitos são estudantes do Campus Muzambinho.

Os melhores atletas são selecionados para representarem o Campus Muzambinho nas competições regionais, estaduais e nacionais. A instituição dá todo o apoio de transporte e também empresta os equipamentos usados nos torneios. A seleção dos atletas acontece devido à falta de material de combate, o que limita a participação de todos os alunos do projeto.

Texto: Lucas Constantino

Confira as fotos: