Olimpíada de Matemática
Seg, 17 de Outubro de 2016 12:02

Estudante do Campus Muzambinho classificada realiza prova da última fase da Olimpíada de Matemática da Unicamp.

foto omu 1No último sábado 15 de outubro, aconteceu a 3ª Fase da Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU) em Campinas (SP). Nesta última etapa da competição, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho foi representado pela estudante Merhy Endy Dias Faria do Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio (INFO-C). Ao longo da Olimpíada, dez estudantes do Campus participaram das provas: quatro classificados para segunda e uma para essa terceira fase - confira abaixo a relação completa dos participantes:

• Merhy Endy Dias Faria (classificada para 3ª fase)
  • Bruno Tadeu Dival Procópio (classificado para 2ª fase)
  • Andrês Rodrigues Oliveira (classificado para 2ª fase)
  • Francielli Vieira Silva de Paula (classificada para 2ª fase)
  • André Rodrigues Gomes Silva (1ª fase)
  • Pablo Henrique Oliveira Matias (1ª fase)
  • João Pedro do Nascimento Silva (1ª fase)
  • Rafael Vicente da Silva (1ª fase)
  • Beatriz Soares dos Santos (1ª fase)
  • Giovani Lima Silva (1ª fase)

No dia 08 de outubro, a estudante Merhy participou de uma oficina de matemática preparatória para a 3ª fase na Unicamp. A discente foi acompanhada pelo professor de Matemática Renato Machado Pereira. A divulgação do resultado está prevista para acontecer no dia 25 de outubro e a cerimônia de premiação no dia 10 de dezembro.

Essa competição ocorre desde 1985 e está na sua 32ª edição. É um evento que procura incentivar os alunos a discutirem e resolverem questões que implicam nas temáticas: formulação matemática do problema proposto, clareza no raciocínio lógico, justificativa para cada passo no processo de resolução de uma questão, organização na apresentação da resolução de uma questão, uso correto de unidades e figuras e, quando for o caso, a iniciativa de procurar soluções interessantes.

Para realização dessas provas e de outras dúvidas recorrentes, os estudantes do Campus Muzambinho contam com o projeto desenvolvido pelos professores Renato e Manuel Messias da Silva. Juntos, os docentes realizam dois grupos de estudos em horários extra-classe para os alunos desenvolverem suas habilidades na área. "A ideia é estimular os alunos no interesse pela matemática. Com os grupos de estudos, procuramos estudar teorias da matemática que costumam cair mais nessas olimpíadas e, assim, prepará-los tanto para as provas, quanto também para o vestibular", conclui Renato.

No prédio da informática, às 11h de toda quinta-feira, o professor Renato desenvolve um trabalho sobre Análise Combinatória e Probabilidade. Já no Prédio H, às 11h de toda terça-feira, o professor Manuel realiza um grupo de estudos sobre Geometria.

Texto: Lucas Constantino