Encontro sobre Cafeicultura
Seg, 26 de Setembro de 2016 16:29

Campus Muzambinho sedia encontro sobre o desenvolvimento da cafeicultura com alunos, produtores e agrônomos.

No dia 17 de setembro, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho foi o palco dos debates do "Encontro Grupo Café Especial" que reuniu grandes produtores engenheiros agrônomos, professores e universitários da região. Com viés técnico, a iniciativa promoveu debates teóricos e práticos sobre fisiologia da produção, frutificação e crescimento do Cafeeiro, nova técnica de secagem de café e sistema alternativo de renovação e podas, o PPCA - Poda Programada em Ciclo do Café Arábica. Além disso, para análise sensorial, os participantes ainda fizeram uma série de degustações e provas de algumas amostras.

Com a participação de cerca de 30 pessoas, o encontro aconteceu durante todo o sábado no Prédio da Cafeicultura e no Laboratório de Qualidade do Café do Campus Muzambinho. Para o prof. José Marcos Angélico de Mendonça, Coordenador do Setor de Cafeicultura do Campus e um dos realizadores da iniciativa, o evento é um reconhecimento do trabalho desenvolvido na instituição: "É um encontro de pioneiros que buscam a produção de cafés especiais destinados para atender mercados mais exigentes, mas que também pagam melhor. A presença desses produtores nos enche de orgulho, pois significa o reconhecimento da qualidade do nosso trabalho", comentou.

As palestras foram ministradas pelo professor Ivan Caixeta, sobre a secagem do café como um dos fatores de grande relevância em um procedimento de produção de café de qualidade. Em seguida, a ex-aluna do curso de Engenharia Agronômica, Raquel Vilela da Mata Miranda, fez uma breve explicação da tese que está desenvolvendo durante o seu mestrado. As apresentações sobre novas alternativas de cultivo foram realizadas pelo professores do Campus Muzambinho, Cláudio Bachião e José Marcos de Angélico Mendonça, que abordaram também sobre poda e fisiologia do cafeeiro.

A última explanação foi feita pelo Coordenador Geral do Grupo Cafés Especiais, o Engenheiro Agrônomo Guy Carvalho, que fez um relato sobre o cenário produtivo dos últimos anos. Além dos debates, os participantes participaram de degustações e chegaram a provar amostras de mais de 10 propriedades diferentes. Ao final, foi formada uma mesa redonda onde todos os produtores puderam contar suas experiências atuais, trocar conhecimentos e tirar dúvidas. Para saber mais, clique aqui.

Texto: Lucas Constantino
Fotos: Leonardo Miranda