Visita Técnica - Cisco
Seg, 26 de Setembro de 2016 14:56

Professores visitam o Centro de Inovação da Cisco, empresa apoiadora e fornecedora dos jogos Olímpicos Rio 2016.

No dia 15 de setembro, os professores do curso de Ciências da Computação do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, Augusto Márcio da Silva Júnior e Tiago Gonçalves Botelho, visitaram o Centro de Inovação da Cisco no Brasil a convite da empresa, uma das maiores no ramo de tecnologia do mundo e líder global em soluções de redes e comunicações integradas para a Internet, empresas, governos e residências.

A Cisco foi apoiadora e fornecedora oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, na área de redes e servidores corporativos. Toda a infraestrutura de equipamentos de rede, incluindo equipamentos de banda larga fixa e sem fio, roteadores IP, os aparelhos necessários para segurança da informação e sistemas de gestão de rede foram fornecidos pela empresa. Também foi responsável pelos servidores de data center, incluindo o Sistema de Computação Unificada (Unified Computing System).

Na oportunidade, foram apresentados diversos projetos, com foco em soluções em redes, sensores e Internet das Coisas podem transformar os resultados de negócio de organizações públicas e privadas. Dentre as soluções apresentadas, destaca-se o Projeto de Legado de Inovação Urbana, uma parceria entre a Cisco e a cidade do Rio de Janeiro, que vai ajudar a transformar a região do Porto Maravilha em um bairro mais inteligente e mais humano.

Ao final da visita, os docentes participaram, na Casa Cisco, da cerimônia de comemoração dos 16 anos do Netacad, programa de formação de profissionais, onde conheceram mais tecnologias e posaram para fotos com a tocha das Olimpíadas Rio 2016.

O LARES - Laboratório de Redes, Educação e Sistemas do Campus Muzambinho, coordenado pelo Prof. Augusto, tem como um dos projetos a Cisco Networking Academy, onde são realizadas capacitações gratuitas aos alunos do curso de ciências da computação e da comunidade em cursos com certificado de reconhecimento internacional.

A Cisco Networking Academy é um programa educativo que fornece aos estudantes competências nas áreas do planeamento, implementação, gestão e segurança das redes de computadores, de modo a facilitar o acesso ao mercado de trabalho. Os cursos utilizam um modelo de aprendizagem combinado, a fim de integrar o ensino presencial com currículos estimulantes baseados em aulas semipresenciais (blend-learning), exercícios práticos no laboratório e uma ferramenta de avaliação baseada na Internet.

No dia 27 de setembro, será realizada a cerimônia de entrega dos primeiros certificados CCNA1 às 14h no auditório do Campus Muzambinho.

Link da parceria Cisco - Olimpíadas

Texto: Augusto Márcio da Silva Júnior