Campeonato de Karatê
Seg, 26 de Setembro de 2016 07:55

Campus Muzambinho realiza a 3ª Etapa do Circuito Sul/Sudoeste Mineiro de Karatê. Confira a cobertura completa.

Aconteceu ontem, 25 de setembro, a 3ª Etapa do Circuito Sul/Sudoeste Mineiro de Karatê com a participação de mais de 350 atletas entre 17 clubes filiados pela Delegacia Regional de Karatê SSM/FMK. O Campeonato foi realizado no Ginásio Poliesportivo Milton Neves e ocorreu durante todo o domingo, na parte da manhã com a modalidade KATA e após o almoço com a categoria KUMITÊ.

A abertura contou com a presença do Diretor Geral do Campus Muzambinho, prof. Luiz Carlos Machado Rodrigues, do Presidente da Federação Mineira de Karatê (FMK), João Carlos Godoi, do Diretor Administrativo da FMK, Thadeu Luiz Costa, do Diretor do Departamento de Administração e Planejamento (DAP) do Campus Muzambinho, Carlos Guida Anderson, do Coordenador do Projeto "Lutamos Pela Paz", Sensei Altemário Ferreira Barbosa, e outras autoridades do esporte. Na cerimônia de abertura, o Sensei Altemário aproveitou para tecer algumas homenagens aos apoiadores do Karatê. Os homenageados foram o Diretor Geral do Campus, prof. Luiz Carlos, o Presidente da FMK, João Carlos, e o Diretor do DAP do Campus, Carlos Guida Anderson.

Nesta edição, realizada pelo Campus Muzambinho, as cinco melhores academias conquistaram troféus pela participação no torneio. As melhores colocadas foram respectivamente: Cia do Corpo (Pouso Alegre), CPN (Passos), Ninho Campeões (Pouso Alegre), Cras Itaú (Itaú de Minas) e Dojo David Melo (Alterosa).

Com uma delegação de 68 atletas, o projeto "Lutamos pela Paz" do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho conquistou 21 medalhas (dois ouros, seis pratas e treze bronzes). Com esse resultado, o projeto melhora o índice alcançado na 2ª Etapa, em Passos, onde os lutadores do Campus conquistaram 17 pódios. Confira abaixo a relação dos medalhistas do projeto:

• Marcos Paulo (Medalha de bronze)
  • Mateus Ferraz (Medalha de bronze)
  • Ulisses Marques (Medalha de bronze)
  • Cláudio Vieira (Duas Medalha de bronze)
  • Flávia Estevan (Medalhas de bronze e prata)
  • Stethane Estevan (Medalhas de ouro e bronze)
  • Júlia Caroline Oliveira (Medalhas de ouro e bronze)
  • Igor Rezende (Medalha de bronze)
  • Agamemnon Magalhães (Medalha de prata)
  • Juliane Henrique (Medalha de bronze)
  • Michele Alves (Medalha de bronze)
  • Reinaldo Urias (Medalha de bronze)
  • Glaydson Palmeira (Medalha de prata)
  • André Luis (Medalha de bronze)
  • Diogo Smargiassi (Medalha de prata)
  • Luiz Gustavo Machado (Medalha de prata)

Esse circuito Sul/Sudoeste Mineiro é realizado em quatro etapas anuais. A próxima etapa, e última, será realizada em Itajubá no dia 06 de novembro. A iniciativa é organizada pela Delegacia Regional de Karatê SSM/FMK.

CONHEÇA O PROJETO "LUTAMOS PELA PAZ"

Em parceria com o Campus Muzambinho, esse trabalho acontece desde 2014 e atualmente chega a atender 170 pessoas de ambos os sexos em qualquer idade - dentre os atendidos, existem crianças com quatro e adultos com mais de 50 anos. Os treinamentos são realizados no mesmo local onde são ministradas as aulas do curso de Educação Física, no Centro de Ciências Aplicadas à Educação e Saúde (CeCAES). Qualquer interessado pode participar dos encontros que ocorrem nos seguintes dias e horários:

• Terças e quintas-feiras: 19h às 20h15 para o público infantil
  • Terças e quintas-feiras: 20h15 às 22h para jovens e adultos
  • Sábado: 09h às 10h30 para todas as faixas etárias

Com inscrições sempre abertas, os treinos são gratuitos e qualquer um pode participar. Os equipamentos utilizados (kimono, luvas e protetores) podem ser emprestados pelo projeto.

As aulas são ministradas pelo Sensei Altemário Ferreira Barbosa, que se graduou faixa preta em 1997 e desde então atua como professor de Karatê na cidade de Muzambinho. Em 2006, o projeto "Lutamos pela Paz" foi criado com o intuito de promover, de forma gratuita, a prática do esporte e também realizar diversas atividades que estimulam o aprendizado e a cidadania a jovens e crianças. "Além dos treinos, o projeto realiza outras ações, como palestras e apresentações sobre diversas temáticas, como drogas e violência. Nossa intenção vai além de formar atletas e buscamos, por meio do esporte, desenvolver bons cidadãos - desde os mais jovens até os adultos", completou Altemário.

Os treinamentos são ministrados com o apoio de quatro atletas veteranos no Projeto: Júlio César dos Santos, Lucas Felipe Pereira, Matheus Teófilo e Suemar Roberto dos Santos (maioria já graduada com faixa preta). Entre os atendidos pelo projeto, muitos são estudantes do Campus Muzambinho.

Os melhores atletas são selecionados para representarem o Campus Muzambinho nas competições regionais, estaduais e nacionais. A instituição dá todo o apoio de transporte e também empresta os equipamentos usados nos torneios. A seleção dos atletas acontece devido à falta de material de combate, o que limita a participação de todos os alunos do projeto.

Texto: Lucas Constantino
Fotos: Pedro Pioli