Login



Brasileiro de Canoagem
Seg, 26 de Setembro de 2016 09:07

Com sete medalhas, Campus Muzambinho fica entre os 10 primeiros no Campeonato Brasileiro de Canoagem.

Entre os dias 21 e 25 de setembro, aconteceu o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2016 em Curitiba (PR). Para a competição, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho enviou para o Campeonato Brasileiro uma delegação com 14 atletas que disputaram em torno de 30 provas nas modalidades de canoa e caiaque. A comitiva foi acompanhada pelo Coordenador do Projeto de Canoagem do Campus, prof. Thales Bianchi.

Ao todo, o Campus Muzambinho conquistou sete medalhas, três de ouro, uma de prata e três de bronze. Com esse resultado, a pontuação geral colocou a delegação na 10ª melhor posição equipe geral. É o melhor resultado desde que participa do Campeonato Brasileiro. A evolução foi constante: passando de 28º em 2014 (01 ponto), para 17º em 2015 (60 pontos) e agora com o 10º melhor resultado (176 pontos). O número de atletas enviados para a competição também aumentou com o tempo: em 2014 foram com nove canoístas do Campus Muzambinho. Já este ano, foram enviados 14 atletas:

  • Maria Eduarda Batista Barbieri (02 ouros - Canoa)
  • Maria Laura Gonçalves (02 bronzes - Canoa)
  • Marcelo Carmessano (01 ouro - Paracanoagem K1)
  • Rafael Almeida Bastos (01 prata - Canoa C2)
  • Claudeir Aparecido de Lima (01 bronze - Canoa C2)
  • Bruno da Silva Vieira
  • David de Oliveira Ferraz
  • Deivid Silva Martins
  • Gabriel Henrique dos Santos
  • Luiz Felipe da Silva
  • Maykow Eduardo de Oliveira
  • Miguel Guilherme Pizza Lino
  • Wenderson Francisco do Nascimento
  • Yuri Donizete Santos de Souza

"Estamos melhorando nosso desempenho a cada ano e com a dedicação dos atletas em breve estaremos entre as cinco melhores equipes do Brasil", comentou o coordenador do Projeto de Canoagem do Campus Muzambinho, prof. Thales Bianchi. Ele também aproveitou para agradecer a colaboração dos bolsistas da iniciativa e, em especial, à professora voluntária, Diana Miranda. Atualmente, o trabalho tem o apoio de estudantes bolsistas do curso de Educação Física: Carolina Mara, Vanessa Perle, João Cesário, Marco Tulio, Gustavo Toledo, Alencar Henrique e Maria Laura.

barcos emprestadosPor meio de um edital de empréstimo de barcos da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), o Campus Muzambinho ainda conseguiu dois barcos de fibra de carbono (foto ao lado) para serem usados nos treinamentos do projeto. Com o objetivo de promover talentos esportivos na modalidade Canoagem Velocidade, esse trabalho acontece a partir de uma parceria da instituição com a CBCa e o Ministério dos Esportes. Para isso, a comissão técnica recebe o apoio e suporte oferecido pelo Departamento de Ciências do Esporte da entidade por meio da atuação do prof. Dr. Heros Ferreira.

Sobre o Campeonato

O evento reuniu cerca de 360 atletas entre 37 delegações de todo o Brasil. Entre eles, estavam todos os canoístas que participaram das Olímpiadas Rio 2016: Isaquias Queiroz, Erlon Souza e Caio Ribeiro. Os canoístas do Campus conseguiram alguns registros fotográficos desses encontros e uma camiseta autografada pelos medalhistas olímpicos (confira nas fotos).

O Campeonato Brasileiro é o principal evento do calendário nacional. É usado como classificatório para o Controle Nacional para torneios internacionais e ele também define as Equipes Permanentes. Em suas categorias, as provas são divididas entre: Infantil, Menor, Cadete, Junior, Sênior, Master, Open e Paracanoagem.

Além de somar pontos para o ranking nacional, que serve como critério classificatório para a equipe permanente e para as competições internacionais do próximo ano, os pontos também são válidos como requisito para o recebimento do Bolsa Atleta, programa de patrocínio do Ministério do Esporte. Para saber mais, clique aqui.

Texto: Lucas Constantino

Confira as fotos: