Login



Aula Inaugural - SUAS
Qua, 21 de Setembro de 2016 16:18

Diretor Geral do Campus Muzambinho e profissionais selecionadas no Capacita SUAS participam de aula inaugural.

aula inaugural suasNa última segunda-feira, 19 de setembro, aconteceu a aula inaugural do Capacita SUAS em São João del-Rei (MG) com a participação de representantes municipais, gestores e profissionais que vão atuar no programa.

Dentre as autoridades, estiveram presentes o Diretor Geral do Campus Muzambinho, prof. Luiz Carlos Machado Rodrigues, o Superintendente de Capacitação, Monitoramento, Controle e Avaliação de Políticas de Assistência Social da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), Jaime Adriano Rabelo, e a Diretora Regional da Sedese em Juiz de Fora, Carolina Morais.

Além do prof. Luiz Carlos, o Campus Muzambinho foi representado por duas das profissionais selecionadas para atuarem no Capacita SUAS: Iandara Matos Gonçalves Trevisan, Maria Cristina da Silva.

O IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho é uma das três instituições responsáveis pela execução do programa no estado de Minas Gerais. A instituição é a única integrante da rede de institutos federais para ministrar cursos dessa iniciativa que poderá atingir aproximadamente 10 mil pessoas no estado.

O Capacita SUAS é uma iniciativa do Estado de Minas que busca promover a formação permanente para qualificar profissionais do Sistema Único de Assistência Social. Para isso, o trabalho vai capacitar técnicos e gestores para implementação das ações dos Planos Estratégicos do governo brasileiro. Por meio de uma ação integrada, as ações vão aprimorar a gestão pública entre Estados, no Distrito Federal e nos Municípios.

Os cursos do SUAS são presenciais e terão carga horária de 40 horas em cinco dias de duração. Eles serão divididos em duas etapas com cursos de Gestão Orçamentária e Financeira do Suas, Atualização sobre Especificidade, Interfaces da Proteção Social Básica do Suas (1ª fase), Introdução ao Exercício do Controle Social do Suas, Atualização em Vigilância Socioassistencial do Suas, Atualização sobre Reordenamento dos Serviços de Proteção Social Especial (2ª fase).

Esse primeiro trabalho será realizado até o final deste ano pelo IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas - FEPESMIG - Varginha/MG e pela Fundação de Apoio Universitário - FAU - Uberlândia/MG.

Texto: Lucas Constantino


Capacita SUAS inaugura mais cinco polos no estado

Em São João Del Rei, representantes de 27 municípios acompanham a aula inaugural

A aula inaugural do Capacita Suas em São João del-Rei contou, nesta segunda-feira (19/09), com a participação de 71 pessoas, entre gestores e trabalhadores do Suas, representantes de 27 municípios. Além do polo de São João del-Rei, outros quatro polos de capacitação inauguram hoje os cursos de Gestão Orçamentária e Financeira do Suas e Atualização Sobre Especificidade e Interfaces da Proteção Social Básica do Suas: Belo Horizonte, Salinas, Poços de Caldas e Patos de Minas.

“O trabalhador do Suas é o nosso principal insumo para podermos atender com qualidade a população. Por isto o Governo de Minas Gerais está fazendo este esforço na capacitação, em desenvolvimento em 21 polos no estado”, informou o superintendente de Capacitação, Monitoramento, Controle e Avaliação de Políticas de Assistência Social da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), Jaime Adriano Rabelo, na abertura dos cursos, em São João del-Rei, no Território Vertentes.

De acordo com as resoluções do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), que definiram os perfis dos participantes, o Capacita Suas é destinado preferencialmente aos profissionais concursados. “Em muitos municípios, especialmente os pequenos, não há o profissional responsável pelo Fundo Municipal de Assistência Social, mas precisamos ter essa pessoa, qualificada e responsável pelo planejamento e pelo acompanhamento da execução financeira”, afirmou o superintendente da Sedese.

“O Estado está fornecendo uma oportunidade excelente, além do material pedagógico e o curso, está oferecendo hospedagem e alimentação para a maioria dos participantes”, informou a diretora regional da Sedese em Juiz de Fora, Carolina Morais.

Essa opinião é compartilhada pela assistente social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Cristiano Otoni, Ariane Oliveira. “É uma ótima oportunidade e pretendo replicar os conhecimentos em minha cidade”. Contratada pelo município, ela está representando a gestora social. A trajetória de Ariane reflete bem o cenário dos trabalhadores do Suas. Ela já atuou em Capela Nova, Carandaí e agora em Cristiano Otoni. “O problema é na ruptura do atendimento, mas mesmo não sendo do quadro permanente, carrego o conhecimento para as cidades em que trabalho, ou vou trabalhar”, completa Ariane.

Já a coordenadora do Cras da cidade, Rúbia Oliveira Lima, que também participa do curso, é concursada, mas passou por dois outros municípios, Queluzito e Conselheiro Lafaiete, antes de se fixar em Cristiano Otoni.

O tema das relações de trabalho no Suas foi abordado por Jaime Rabelo, que apresentou um novo desafio. “Temos que investir na representação dos trabalhadores nas diversas instâncias da Assistência Social. Atualmente esse segmento é o que possui o menor percentual de representação e participação, de apenas 6%”, afirmou o superintendente da Sedese. O segmento que mais participa é o governamental (52%), seguido das entidades da rede socioassistencial (25%).

Ele também convidou os participantes a refletirem sobre as medidas anunciadas pelo governo federal em relação a programas sociais como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Bolsa Família (PBF). “Temos que defender o que já foi construído na estruturação da Política de Assistência Social”, declarou.

Além de Jaime Rabelo, a mesa de abertura foi formada pela diretora Regional da Sedese em Juiz de Fora, Carolina Morais e pelo diretor do Instituto Federal Sul de Minas e coordenador dos cursos no município, Luiz Carlos Machado Rodrigues.

A Proteção Social Básica

A Regional de São João Del Rei compreende 69 municípios e possui comunidade tradicional. Na região são 85 Cras em 66 municípios. Somente em São João del- Rei existem quatro Cras. Na região, quase 17 mil famílias recebem o BPC e mais 57 mil famílias estão no PBF. Ao todo são 2.751 trabalhadores nos diversos equipamentos sociais da região.

Além de São João del-Rei, estiveram presentes trabalhadores e gestores do Suas dos municípios de Antonio Carlos, Barbacena, Barroso, Bom Sucesso, Caranaíba, Coronel Xavier Chaves, Cipotânea, Cristiano Otoni, Desterro de Entre Rios, Ibertioga, Ibituruna, Itaverava, Itutinga, Nazareno, Ouro Branco, Piedade do Rio Grande, Presidente Bernardes, Prados, Presidente Bernardes, Queluzito, Resende Costa, Ritápolis, Santa Rita de Ibitipoca, Santana dos Montes, São Tiago e Senador Firmino.

Texto:Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social – Sedese

Confira fotos da aula inaugural:

Confira fotos do curso realizado durante essa semana: