Visita Técnica - Unicamp
Qua, 21 de Setembro de 2016 13:44

Estudantes do curso Técnico em Enfermagem visitam o Serviço de Emergência da Unicamp.

Na última sexta-feira, estudantes do II e III módulos do curso Técnico em Enfermagem do Campus Muzambinho visitaram a Unidade de Emergência Referenciada (UER) do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A viagem foi acompanhada pela docente Flávia Helena Pereira.

Os visitantes foram recebidos pelo Diretor do Serviço de Enfermagem da UER, o enfermeiro Rafael Silva Marconato. Inicialmente, ele realizou uma exposição sobre o retrato da Unidade com dados importantes sobre os atendimentos no local. Neste momento, os estudantes fizeram questionamentos e tiraram algumas dúvidas sobre o funcionamento da UER. Em seguida, os discentes visitaram alguns setores, incluindo a sala de emergência clínica, sala de emergência traumática, além da pediatria e da sala de observação.

“A dinâmica e complexidade de um serviço de Urgência e Emergência hospitalar exigem constante atualização e treinamento dos profissionais, sendo este tipo de serviço considerado palco crítico da intervenção dos profissionais de saúde, por possuir características próprias”, explicou a prof.ª Flávia.

De acordo com ela, a visita técnica tem como objetivo dar oportunidade aos estudantes de conhecerem um serviço de referência em emergências no estado de São Paulo, promovendo o desenvolvimento de competências, tão necessárias à melhoria da prática clínica dos profissionais de saúde.

Além disso, a iniciativa aborda a importância da atuação da Enfermagem nas urgências e emergências hospitalares, mostrando a complexidade da estrutura física, a disponibilidade de insumos, o aparato tecnológico e os recursos humanos especializados para intervir nas situações exigidas.

Texto: Flávia Helena Pereira
Revisão: Lucas Constantino