Paralimpíadas 2016
Ter, 20 de Setembro de 2016 15:47

Estudantes de Educação Física assistem aos jogos da Paralimpíadas 2016 em viagem técnica no Rio de Janeiro.

Entre os dias 15 e 18 de setembro, 24 estudantes do curso de Educação Física do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho realizaram uma visita técnica aos Jogos Paralímpicos do Rio-2016. Os alunos, de diferentes períodos, foram acompanhados pela professora Ieda Kawashita, que ministra disciplinas relacionadas às práticas esportivas adaptadas.

De acordo com a docente, o objetivo da viagem foi oportunizar uma ampla formação aos futuros profissionais de Educação Física num evento único, sediado no Brasil. "Os alunos constataram como o esporte paralímpico é competitivo e pode ser também de alto rendimento, que pessoas com deficiência são eficientes nas mais diversas modalidades", completou Ieda.

As Paralimpíadas acontecem a cada quatro anos, após os jogos olímpicos. É o maior evento do paradesporto mundial, pois reúne atletas com deficiências entre 23 modalidades olímpicas. Nos jogos do Rio 2016, foram 11 dias de competição entre 528 provas, sendo 225 femininas, 265 masculinas e 38 mistas. Ao todo, 4300 atletas de 159 países participaram dessa edição dos jogos.

Para muitos estudantes, a viagem foi uma oportunidade única para assistir aos jogos: "Um sonho realizado, meu primeiro mega evento esportivo foi aquele mais almejado: A Paralimpíada! Um show de determinação, que só quem é do esporte consegue descrever. É muito mais que superação. É fazer bem feito quando nada no seu país colabora. É ter que vencer a si mesmo e a uma sociedade preconceituosa e estereotipada todos os dias. Tantas vivências e histórias contadas de tantos atletas e que agora fazem parte de um momento da minha história", observou a estudante Ana Paula Melo (7º período).

Entre participaram da visita técnica, estavam dois estudantes colombianos que atualmente fazem intercâmbio no curso de Educação Física no Campus Muzambinho. Juntos, Oscar Alejandro Bello Beltran e Andres Felipe Sanches, relataram algumas de suas observações sobre a participação nos jogos: "A experiência no Rio de Janeiro foi 100% enriquecedora pessoal e profissionalmente. Foi uma experiência que permitiu, em pouco tempo, uma interação entre várias culturas, por tratar-se de um evento mundial. Profissionalmente, observamos o nível de organização que é necessário e, por outro lado, vimos, com tristeza, a maneira com que os esportes paralímpicos não têm o mesmo impacto social que tem o esporte convencional, ainda que encontremos o mesmo tipo de compromisso, amor e respeito dos atletas por seus esportes e seus países, sendo o momento mais esperado para cada um deles. Além disso, o Rio de Janeiro tem uma impressão para nós estrangeiros, de que seria um local só de samba e futebol. Entretanto, descobrimos uma riqueza multicultural e natural que não esperávamos conhecer. Agradecemos ao IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho por nos permitir fazer parte dessa experiência inesquecível".

Além da experiência paralímpica, a visita técnica ainda proporcionou um aprendizado sobre como acontecem os grandes eventos esportivos e o quanto a organização desse trabalho é complexa. Para o discente Alencar Henrique de Paula Carvalho (7º período), além de promover um legado para atletas e sociedade sobre o incentivo e motivação da prática esportiva, "a vivência dessa Paralimpíada permitiu termos uma visão diferenciada sobre o evento esportivo".

O Brasil nas Paralimpíadas

Os atletas paralímpicos do Brasil superaram várias marcas e recordes históricos durante os Jogos Paralímpicos 2016. Com a maior delegação de paratletas (286) da história, o país conquistou o maior número de pódios em todas as edições participadas. Ao todo, foram 72 medalhas (14 de ouro, 29 de prata e 29 de bronze). O recorde anterior era de 47 medalhas na edição de Pequim em 2008. Concluiu a competição no oitavo lugar no quadro geral de medalhas. No Rio, a modalidade que mais rendeu medalhas ao Brasil foi o atletismo, com 33 medalhas, seguido da natação, com 19 medalhas. Para saber mais sobre a participação brasileira, clique aqui.

Texto: Lucas Constantino

Confira as fotos: