Museu de Anatomia
Ter, 13 de Setembro de 2016 08:03

Estudantes participam de treinamento sobre montagem de esqueletos animais para implantação de Museu de Anatomia.

Na última quinta-feira, 08 de setembro, aconteceu um treinamento sobre montagem de esqueletos animais com estudantes dos cursos de Medicina Veterinária e Ciências Biológicas do Campus Muzambinho. O objetivo é a capacitação para implantação do Museu de Anatomia Veterinária da instituição, uma iniciativa do prof. Edivaldo Aparecido Nunes Martins com a colaboração do prof. Guilherme Oberlender e da Técnica em Laboratório Michele Placedino Andrade Botelho. Com inauguração prevista para daqui um ano, o Museu será implantado no Prédio Pedagógico da Medicina Veterinária.

Os estudantes participantes, dos cursos de Medicina Veterinária e Ciências Biológicas, estão envolvidos no Projeto de implantação do Museu e no Laboratório de Anatomia Veterinária.

O treinamento foi ministrado pelo Técnico em Anatomia Getúlio Pereira Batista, que atua no Laboratório de Anatomia Veterinária da Universidade Camilo Castelo Branco (UNICASTELO) em Descalvado-SP. Dentre as experiências repassadas pelo técnico, destacou-se a sua vivência de 16 anos na área de Anatomia Veterinária, na qual diversas técnicas aprendidas foram desenvolvidas por ele. Além disso, foi explicado que o processo de montagem dos esqueletos tem início já no tipo de maceração a ser empregado e finaliza ao término da estruturação dos ossos, formando o mais próximo do formato anatômico real.

Segundo os alunos, as informações passadas foram extremamente importantes para iniciarem todo processo de montagem dos esqueletos. Outros eventos semelhantes acontecerão ainda este ano. Mais informações podem ser obtidas com a Michele Botelho no Laboratório de Anatomia Veterinária.

Texto: Michele Botelho
Fotos: Elói Portugal e Michele Botelho