Combate ao Tabagismo
Sex, 02 de Setembro de 2016 10:43

Dia Nacional de Combate ao Fumo: Campus Muzambinho realiza ações de combate ao tabagismo.

Desde o último sábado, 27 de agosto, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho realizou algumas atividades que envolveram as práticas de combate ao tabagismo. Neste primeiro dia, a iniciativa aconteceu com uma palestra ministrada pela Coordenadora do Programa de Controle ao Tabagismo na cidade de Muzambinho, a Enfermeira Sônia Tereza Ângelo, com os estudantes da instituição.

Além de dividir sua vivência profissional com sua atuação frente ao programa, a palestrante apresentou uma abordagem multifocal sobre os impactos do Tabaco sob diversos aspectos - saúde, família, economia, trabalho e escola.

Na segunda-feira, 29 de agosto, data em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Fumo, foram realizados diversos debates e atividades sobre a temática entre os discentes dos cursos de Ciências Biológicas, Técnico em Enfermagem, Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Meio Ambiente.

O objetivo do evento é promover medidas de prevenção continuadas junto a comunidade escolar, bem como a atuação múltipla dos estudantes como influenciadores em toda a comunidade.

Sobre o Tabagismo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o tabagismo como a principal causa de morte evitável no mundo. Relacionado a mais de 50 doenças, o cigarro chega a matar mais de cinco milhões de pessoas anualmente.

O tabaco é responsável por 30% das mortes por câncer de boca, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doenças do coração, 85% das mortes por bronquite e enfisema e 25% das mortes por derrame cerebral.

Ainda assim, os dados dos últimos anos apontam que dois bilhões de pessoas (um terço da população mundial) ainda sejam fumantes. Se esse número continuar aumentando, as projeções significam o dobro de mortes relacionadas ao cigarro nos próximos 20 anos.

Texto: Larissa Sales Martins Bachião
Revisão: Lucas Constantino