Visita Internacional
Qua, 31 de Agosto de 2016 13:19

Campus Muzambinho recebe visita e palestra de docentes bolivianos da Universidad Mayor de San Andres.

Visita Bolivianos 2Na última terça-feira, 30 de agosto, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho recebeu a visita de uma comitiva de professores da Universidad Mayor de San Andrés localizada em La Paz, na Bolívia. Além da Reitoria, em Pouso Alegre, os professores bolivianos conheceram os três campi mais antigos do IFSULDEMINAS - entre os dias 29, 30 e 31 passaram pelos respectivos Campi de Inconfidentes, Muzambinho e Machado.

Além de promover a troca de conhecimento entre duas respeitadas instituições de ensino da América Latina, o objetivo desta iniciativa é formalizar uma parceria de intercâmbio de professores, técnicos administrativos e alunos das duas instituições. A previsão é que seja lançado um edital de cooperação para atividades no próximo ano.

No Campus Muzambinho, a comitiva internacional foi recebida, no Prédio Administrativo, pelo Diretor-Geral do Campus Muzambinho, prof. Luiz Carlos Machado Rodrigues, pela Diretora do Departamento de Desenvolvimento Educacional, prof.ª Luciana Maria Vieira Lopes Mendonça, pela Coordenadora Geral de Ensino, prof.ª Daniela Ferreira Cardoso Cruvinel, pelo Coordenador Geral de Produção e Pesquisa, prof. Lucas Alberto Teixeira de Rezende e pelo Coordenador Geral de Atendimento ao Educando, prof. Evane da Silva.

Visita Bolivianos 9

Visita Bolivianos 12

Em todo o momento da visita em Muzambinho, os bolivianos foram acompanhados pelo Reitor do IFSULDEMINAS, prof. Marcelo Bregagnoli, pelo Pró-Reitor de Extensão, prof. José Luiz de Andrade Rezende Pereira, pela Assessora Internacional do IFSULDEMINAS, prof.ª Narayana de Deus Nogueira Bregagnoli, e pelos estudantes do curso de Ciências Biológicas, Sircio Alison dos Santos e Miller Melo Sanches – estes últimos foram convidados por já terem vivenciado intercâmbios em países com o mesmo idioma dos visitantes.

Para o Reitor do IFSULDEMINAS, prof. Marcelo Bregagnoli, a visita reitera o papel de pesquisa, extensão e pesquisa da instituição. "O objetivo é estreitar ações que envolvam a pesquisa, uma vez que muitas culturas e técnicas de cultivo tem origem naquela região, através de projetos conjuntos e pesquisas compartilhadas entre pesquisadores; extensão por meio de cursos de capacitação e orientação à população sobre consumo de produtos de origem andina e; o ensino pelo intercâmbio de estudantes e participação mútua de professores nos programas formais de ambas instituições", explicou ele.

Atualmente, o IFSULDEMINAS possui acordos com mais de 40 instituições de ensino e pesquisa de todos continentes. Segundo o reitor, estão sendo desenvolvidas diversos contatos com instituições, principalmente na América do Sul - pela facilidade da língua, para promover uma atuação conjunta entre entidades de ensino de diferentes culturas. Para esse trabalho, a Assessoria Internacional está atuando em conjunto com a Pró Reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação para o desenvolvimento de frentes de trabalho com organizações de outros países que fortaleçam a tríade do ensino, pesquisa e extensão.

Visita Bolivianos 20

Visita Bolivianos 51Durante todo o momento, os professores puderam trocar experiências e relatos sobre as diferentes e semelhantes práticas agropecuárias adotadas no Brasil e na Bolívia.

Na oportunidade, os bolivianos conheceram os setores de Zootecnia (Ovinocaprinocultura, Cunicultura, Avicultura, Bovinocultura), o Laboratório de Olericultura, o Laboratório de Jardinagem e Paisagismo, a Cooperativa-Escola e o Setor de Cafeicultura (Laboratório de Qualidade e estruturas de plantio, manejo e industrialização do café).

Neste último laboratório, puderam tirar dúvidas sobre o café produzido no Campus Muzambinho com o professor e Coordenador do Setor de Cafeicultura, prof. José Marcos Angélico de Mendonça.

Visita Bolivianos 53

Visita Bolivianos 39Aproveitando a vinda dos professores, os alunos e professores de Engenharia Agronômica, Ciências Biológicas, técnico em Agropecuária e outros cursos puderam participar da palestra ministrada pelo professor René Chipana que abordou sobre os “Sistemas de irrigação ancestrais na Bolívia” e explicou um pouco dos principais cultivos realizados no país vizinho.

Além dele, a visita internacional contou com a presença dos professores Johnny Ticona, Carlos Mena Herrera e Rubén Tallacagua Terrazas, todos eles do departamento agrário da Universidad Mayor de San Andrés. Nos outros campi do IFSULDEMINAS, os professores também realizaram apresentações de palestras.

Após a visita, o Reitor do IFSULDEMINAS, prof. Marcelo, comentou sobre as impressões deixadas pelos bolivianos sobre a instituição: "A percepção geral que tive é de que os pesquisadores bolivianos ficaram impressionados com o avanço e do apoio ao ensino tecnológico da nossa instituição, uma vez que um dos pesquisadores já morou no Brasil. Visualizaram estruturas novas e com equipamentos, voltados para o ensino e pesquisa. Cito como exemplo o trabalho desenvolvido na área da Cafeicultura (processos produtivos, pós colheita e processamento), horticultura, agroindústrias e zootecnias de modo geral", concluiu ele.

Texto e fotos: Lucas Constantino

Confira todas as fotos da visita: