Recepção dos novos alunos
Seg, 29 de Agosto de 2016 08:02

Direção do Campus e centros acadêmicos realizam atividades de boas-vindas aos 230 novos alunos da instituição.

foto-lucianaDurante toda a semana passada, entre 23 e 26 de agosto, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho recebeu 230 novos alunos dos cursos presenciais que acontecem na instituição. Desse número, 110 estudantes são dos cursos superiores em Medicina Veterinária, Ciências Biológicas e Tecnologia em Cafeicultura. As outras 120 vagas são dos cursos técnicos em Administração, Contabilidade, Enfermagem e Agropecuária. Para recebê-los, foram preparadas diversas atividades organizadas pela Direção do Campus e pelos Centros Acadêmicos (CA).

No primeiro dia de aula, 23 de agosto, a Diretora do Departamento de Desenvolvimento Educacional, prof.ª Luciana Maria Vieira Lopes Mendonça, se reuniu com os estudantes para recepcioná-los. Neste primeiro contato, ela contou um pouco da história do Campus Muzambinho e do IFSULDEMINAS, apresentou a infraestrutura da instituição e falou sobre alguns direitos e deveres acadêmicos dos novos discentes. Ao final da apresentação, os coordenadores dos cursos foram apresentados. Essas reuniões aconteceram no auditório do Prédio Pedagógico e reuniram também os profissionais envolvidos nos setores que atuam diretamente com os alunos, como coordenação de curso, orientação educacional, setor de ações psicossociais, secretaria escolar e setor de estágios.

Recepção - Medicina Veterinária 56Além dessas iniciativas, os Centros Acadêmicos dos cursos de Medicina Veterinária e Ciências Biológicas organizaram uma série de atividades para apresentar tudo que a instituição e os cursos têm a oferecer. Para a segunda turma do curso de Medicina Veterinária, o CA organizou dois dias de eventos que abordaram apresentações do CA, CEGAE, SIEC, NIPE e Secretaria Escolar. Além disso, aconteceram visitas aos setores de Apicultura, Agroindústria, Suinocultura, Biblioteca, Cão Guia, Bovinocultura (de leite e corte), Avicultura (de corte e postura), Caprinovinocultura, Cunicultura e Laboratório de Anatomia. Os novos estudantes ainda estão participando de uma ação solidária proposta nessa semana de boas-vindas: o Calouro Sangue Bom. Cada um dos novos alunos recebeu três formulários para o preenchimento de doadores de sangue. Numa ocasião que será marcada pelo hemocentro regional, a atividade vai promover 120 novos doadores para o banco de sangue.

Recepção - Ciências Biológicas 1O Centro Acadêmico Vital Brazil, do curso de Ciências Biológicas, também preparou uma programação de recepção dos calouros. "As atividades foram pensadas para apresentação da instituição, bem como a tríplice de Ensino, Pesquisa e Extensão", explicou o estudante Miller Melo Sanches, um dos coordenadores do CA Vital Brazil. As ações envolveram a apresentação da Coordenação do Curso, pelo prof. Paulo Oswaldo Garcia, do NIPE, pelo seu Coordenador, prof. Wonder Passoni Higino, e da Secretaria Escolar, pela sua Coordenadora Vânia Cristina Silva de Jesus. Entre as atividades, os alunos participaram de diversas dinâmicas de grupo que promoveram interação e contato entre eles.

Recepção - Ciências Biológicas - claudiomrNa sequência, os atuais membros do CA (Flávia, Daniel, Héder, Amanda, Larissa, Ana Clara, Nathan, Maria Eduarda, Miller e Ana Lívia) explicaram como funciona a representatividade discente no Campus Muzambinho.

Os calouros tiveram oportunidade de visitar alguns departamentos e laboratórios. Alguns desses locais foram apresentados pelos próprios estudantes do curso que atuam em estágios e projetos: o Laboratório LiFE (Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores), apresentado pelos estagiários Nathan Vasconcelos e Elisa Rocha, o laboratório de Microscopia, pela estudante Thamiris Sousa, o Laboratório de Bromatologia, pela Técnica Talita Amparo Tranches, e a Biblioteca, pelo técnico-administrativo José Odair da Trindade.

No terceiro dia de recepção, foi reservado um espaço para apresentações de projetos. O primeiro deles, o Projeto Rondon, foi explicado pelo professor Claudiomir da Silva dos Santos, que exemplificou a operação Maranhão, que contou com a colaboração de quatro alunos do Curso de Ciências Biológicas. Ainda em sua fala, reiterou sobre a atuação do Campus Muzambinho nos cursos EAD e suas áreas de atuação.

Recepção - Administração e Contabilidade 5Num outro espaço, os próprios estudantes abordaram sobre os projetos desenvolvidos, como: PIBID, PIBIC, monitoria, estágios remunerados, intercâmbios internacionais e outras iniciativas. Uma ação solidária também foi desenvolvida pelo CA, desta vez, os calouros vão promover uma campanha de adoção de animais abandonados na cidade. Para isso, terão de elaborar uma cartilha informativa sobre os casos de abandono, maus tratos e demais causas do problema.

Para os cursos ministrados na Unidade Dr. José Januário Magalhães, Técnico em Administração e Técnico em Contabilidade, foi preparado um evento para recepcionar os novos alunos. Momentos antes de receber a Diretora do Departamento de Desenvolvimento Educacional, prof.ª Luciana, os calouros foram apresentados numa dinâmica comandada pela prof.ª Cristina Lúcia Janini Lopes, que coordena a unidade e os cursos.

Texto: Lucas Constantino
Fotos: Lucas Constantino