7º Congresso de Educação
Sex, 19 de Agosto de 2016 10:13

7º Congresso de Educação da AMOG recebe mais de 600 pessoas, dentre autoridades e profissionais da educação.

Aconteceu ontem, 18 de agosto, a abertura do 7º Congresso de Educação da Associação dos Municípios da Micro Região da Baixa Mogiana (AMOG). Com o tema "O Desafio", o evento é realizado pela sétima vez no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho que recebeu 600 profissionais da educação dos municípios associados à AMOG.

A solenidade de abertura contou com a presença da Secretária de Estado de Educação do Governo de Minas Gerais, prof.ª Macaé Evaristo, do Diretor-Geral do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, prof. Luiz Carlos Machado Rodrigues, do Prefeito de Muzambinho (município anfitrião), prof. Ivan Antônio de Freitas, do Presidente da AMOG e Prefeito de Juruaia, Álvaro Mariano Júnior, dos Deputados Estaduais, Emidinho Madeira e Antônio Carlos Arantes, da Coordenadora Pedagógica do Sistema de Ensino SOMOS Educação, Lidiane Kelmer, da Diretora do Departamento de Desenvolvimento Educacional do Campus Muzambinho, prof.ª Luciana Maria Vieira Lopes Mendonça e da Secretária Municipal de Educação de Arceburgo e representante dos demais secretários, prof.ª Rosa Maria Magalhães Bassani Moraes. Além destas autoridades, a tribuna de honra contou com a participação de prefeitos, vereadores, secretários municipais, assessores e demais autoridades presentes.

Em sua fala na cerimônia de abertura, o Diretor-Geral do Campus Muzambinho, prof. Luiz Carlos, reiterou a posição da instituição em sempre estar aberta ao diálogo para projetos de desenvolvimento da sociedade. "Quero colocar o Campus como um parceiro da Secretaria de Educação, para que nós possamos atender cada vez mais as necessidades e demandas da Educação principalmente da nossa região. O Campus Muzambinho não tem limites geográficos, pois nós pensamos que podemos transformar a sociedade através da educação. Atualmente, nós somos parceiros quase todas as secretarias do estado de Minas. Vou citar apenas um exemplo, que é a Secretaria de Segurança Pública, onde nós estamos implantando em cada presídio do estado de Minas Gerais uma sala de aula. Isso para mostrar que, através da educação, nós podemos socializar, recuperar e oportunizar às pessoas um retorno digno às pessoas da sociedade. Estamos no sul de Minas, no norte de Minas, no Triângulo mineiro, na Zona da Mata e sempre com essa missão", completou. Além dessa iniciativa, o Diretor também destacou o trabalho realizado por meio do Capacita SUAS, em que o Campus Muzambinho é o único integrante da rede de institutos federais que vai participar da capacitação desse projeto que poderá atingir aproximadamente 10 mil mineiros.

7 Congresso da AMOG 69Na ocasião, o prof. Luiz Carlos, também aproveitou para convidar a Secretaria de Educação, prof.ª Macaé, para assinar o Livro de Ouro do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho como forma de homenageá-la pela participação no Congresso. O livro é o mesmo que foi utilizado pelo Presidente Getúlio Vargas na inauguração do Campus em 1953. Antes do evento, ela se reuniu na sala do Diretor-Geral com algumas autoridades para discutir projetos e iniciativas.

Em seu pronunciamento no Congresso, a prof.ª Macaé agradeceu a oportunidade e afirmou que novas parcerias para futuros trabalhos vão acontecer. "O Instituto Federal tem papel importantíssimo nessa região e eu quero dizer que a gente já tem um acordo de cooperação assinado com o IFSULDEMINAS. E a ideia é que a gente possa, a partir desse acordo guarda-chuva, trabalhar várias outras iniciativas. Neste momento nós temos uma agenda que é o ensino de língua estrangeira para alunos de escola pública do nosso estado e esperamos contar com o instituto nesta agenda", declarou a Secretária.

Após a solenidade de abertura, a primeira palestra foi feita pelo psicólogo e consultor educacional, Guilherme Davoli, sobre o seguinte tema: "Despertando o aprendiz do amanhã". Na manhã do segundo dia, os congressistas foram divididos em três minicursos que abordaram os seguintes assuntos: "Alfabetizar e letrar na educação infantil? Habilidades necessárias que antecedem o processo de Alfabetização" (com Lidiane Kelmer); "Gestão de Sala de Aula: O Ensino, a Aprendizagem e os Conteúdos" (com Marcio Rogério Martins); "Avaliação - Avaliar para quê?" (com Eliane Avando).

Na tarde de sexta-feira, o espaço do evento ficou reservado para duas palestras sobre "Afetividade e Aprendizagem" e "Inclusão" que foram ministradas por Renata Piassi e Danilo Namo, respectivamente. Ao final, houve ainda sorteio de brindes doados pelos municípios participantes.

Também na noite de abertura, os congressistas puderam prestigiar algumas apresentações musicais do maestro de Arceburgo, Rodrigo Morigi, que também realizou a execução do Hino Nacional. Além do espaço para exposição de alguns livros, durante os dias do Congresso, os participantes também puderam saborear o Café da Escola por meio da Cafeteria-Escola que é promovida pelos estudantes e funcionários do Laboratório de Cafeicultura do Campus Muzambinho.

O Congresso é direcionado aos profissionais municipais da Educação e é realizado pela AMOG em parceria com o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho. Nesta sétima edição, a iniciativa contou com o apoio do patrocinador, o Sistema de Ensino SOMOS Educação. A organização de todo evento é feita pelos secretários municipais das cidades de Arceburgo, Areado, Bom Jesus da Penha, Botelhos, Cabo Verde, Conceição da Aparecida, Guaranésia, Guaxupé, Jacuí, Juruaia, Monte Belo, Muzambinho, Nova Resende e São Pedro da União.

Texto: Lucas Constantino
Fotos: Lucas Constantino