Olimpíada Internacional
Ter, 16 de Agosto de 2016 13:14

Programador Visual e Aluno do Campus Muzambinho participam de seletiva nacional da Olimpíada WorldSkills.

robert e joao victorNa semana passada, entre os dias 08 e 12 de agosto, o aluno João Victor Duarte e o programador visual Robertto Cavalcanti participaram da seletiva nacional para a Olimpíada Internacional WorldSkills 2017. A competição aconteceu em Goiânia (GO) e reuniu nove estudantes finalistas de vários estados brasileiros Mesmo sem o pódio, o resultado do estudante do Campus Muzambinho, de apenas 15 anos, foi surpreendente: ao final da competição, suas notas superaram a média nacional.

Desde abril, o estudante do Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, João Victor, vinha recebendo treinamento junto ao programador visual Robertto para a realização das provas. Os dois representantes do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho disputaram na modalidade "Design Gráfico" e concorreram a uma das vagas da Olimpíada WorldSkills 2017 que ocorrerá em Abu Dhabi (Emirados Árabes) em outubro do próximo ano.

A seletiva nacional durou cinco dias e envolveu provas práticas com desenvolvimento de projetos gráficos (nível profissional). Dentre os testes, os competidores participaram de desenvolvimento de editoração e impressão (elaboração de capa, contracapa, páginas internas e marcador de página de um livro). Além da parte gráfica, numa segunda etapa da competição, os estudantes tiveram de realizar um projeto de identidade visual completo (marca, cartaz, etiquetas, avental, bolsa ecológica) sobre determinado assunto. Por fim, os alunos elaboraram a criação de uma embalagem.

Para as seletivas da WorldSkills, foram realizadas 44 provas em 32 cidades nos 26 estados e Distrito Federal. Participaram jovens com até 21 anos, que tiveram os melhores desempenhos nas ocupações em testes realizados em cada estado.

SOBRE A WORDSKILLS

Ao longo de seus 65 anos, a WorldSkills é realizada a cada dois anos e é a maior competição de educação profissional do mundo. Os melhores alunos de mais de 60 países disputam medalhas em modalidades que correspondem às profissões técnicas da indústria e do setor de serviço. Para isso, precisam demonstrar habilidades individuais e coletivas para responder aos desafios de suas ocupações dentro de padrões internacionais de qualidade.

Em 2015, o Brasil sediou a Olímpiada e conquistou o primeiro lugar no quadro geral de medalhas na competição, superando países como China, Japão, Áustria, França e Suíça. Foi a primeira edição em 65 anos a acontecer na América Latina.

Texto: Lucas Constantino

Confira as fotos da Seletiva: