Vivência Olímpica
Seg, 08 de Agosto de 2016 12:53

Funcionários do Campus Muzambinho participam de Campeonato Intrasetores de Badminton.

Entre os dias 04 e 05 de agosto, o Projeto de Ginástica Laboral (LaborVip) promoveu o I Campeonato Intrasetores de Badminton do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. O torneio envolveu a participação de 40 funcionários dos setores: Lavanderia, Patrimônio, CSC, RH, Secretaria Escolar, Laboratório de Solos, Orientação Educacional, SIEC e ASCOM.

A iniciativa foi realizada pela professora Stéfani Reis e acontece junto à realização das Olímpiadas 2016 que ocorrem durante esse mês na cidade do Rio de Janeiro (RJ). De acordo com ela, o objetivo do Campeonato é promover a vivência de um esporte olímpico no ambiente do trabalho, num momento de lazer e interação entre os funcionários. Os vencedores de cada setor irão disputar entre si numa próxima etapa do Campeonato que ainda não foi marcada. Confira a lista de ganhadores de cada setor:

Setor(es) Vencedor(es)
Lavanderia
Patrimônio
CSC
Danilo Eduardo
RH Maria das Graças
Secretaria Escolar Robson Prado
Lucas Ricardo
Laboratório de Solos Gustavo Pinelli
Mariana Vasconcelos
Orientação Educacional Danuza Bernardes
SIE-C Débora Martins
ASCOM Lucas Constantino

SOBRE O PROJETO

Desde 2011, o projeto Labor Vip de Ginástica Laboral promove aulas diárias nos setores do Campus Muzambinho e realiza diversas atividades que estimulam a participação e desenvolvimento de práticas corretas de postura, qualidade de vida e prevenção de lesões ou esforços repetitivos recorrentes do ambiente de trabalho. Atualmente, atende cerca de 120 funcionários, dentre efetivos e terceirizados.

Além de estimular práticas esportivas e favorecer o convívio entre os colegas, as ações buscam diminuir o estresse físico e mental e melhorar a produtividade. As atividades trabalham as diversas capacidades físicas: flexibilidade, força, resistência, coordenação motora, raciocínio, mobilidade e postura.

Além da pariticipação da prof.ª Stéfani Reis, o projeto acontece sob a Coordenação da prof.ª Januária Andréa Souza Rezende e dos estudantes bolsistas do projeto, Raquel Barroso e Vinicius Luís.

SOBRE O BADMINTON

Badminton é um esporte semelhante ao tênis praticado com uma pequena peteca que é arremessada com as raquetes dos atletas que podem disputar o jogo nas modalidades individual ou em dupla. Originalmente indiano, o esporte foi grandemente difundido pelos ingleses. Em 1992, foi incluído nas modalidades olímpicas. Em 2007, no Pan-Americano do Rio de Janeiro, dois atletas brasileiros conquistaram as primeiras medalhas brasileiras no esporte: medalha de bronze com os esportistas Guilherme Kumasaka e Guilherme Pardo, na categoria de dupla masculina.

Nas Olimpíadas do Rio, as competições de Badminton vão acontecer entre os dias 11 e 20 de agosto no Riocentro. Serão disputadas 15 medalhas entre os 172 atletas na competição, sendo 86 homens e 86 mulheres. Estreante olímpico na modalidade, o Brasil será representado pelos atletas Ygor Coelho e Lohaynny Vicente no individual, que são os brasileiros mais bem posicionados no ranking mundial.

Texto: Lucas Constantino

Confira as fotos do Campeonato: