Login



Pesquisa em Soja
Ter, 02 de Agosto de 2016 08:46

Grupo de Estudos em Soja (GESOJA) do Campus Muzambinho tem trabalho publicado em site especializado.

02 A partir dos resultados obtidos da "safrinha 2015", um trabalho publicado e realizado pelo Grupo de Estudos em Soja (GESOJA) chamou a atenção de pesquisadores durante a XXXV Reunião de Pesquisa em Soja que aconteceu entre os dias 05 e 06 de julho na cidade de Londrina (PR). Além disso, a pesquisa foi destaque no site Mais Soja, página especializada no cultivo.

O grupo é coordenado pela prof.ª Cristiane Fortes Gris Baldan e realiza trabalhos de pesquisa de campo envolvendo cultivares de soja para recomendação na região do sul de Minas Gerais.

A publicação dos resultados da safrinha 2015 se destacou pelos resultados obtidos e especialmente por demonstrar a ineficácia de produção na região no período mencionado.

"Os estudos ganharam importância por apresentarem o comportamento de diversas cultivares de soja comumente utilizadas na região em uma época de plantio atípica e polêmica, a chamada safrinha de soja, semeada entre os meses de janeiro a março, a qual vem sendo utilizada por vários produtores do Brasil. Na pesquisa foram analisadas características agronômicas e capacidade produtiva das cultivares", explicou a prof.ª Cristiane.

Segundo ela, os dados do segundo ano de pesquisa, safra 2016, estão em fase de análise e devem ser divulgados no segundo semestre deste ano. A divulgação da pesquisa foi evidenciada em um site especializado em estudos de soja no Brasil, o Mais Soja, e pode ser acessada na íntegra no link a seguir (clique aqui).

Texto: Cristiane Fortes Gris Baldan
Revisão: Lucas Constantino

Confira as fotos da pequisa: