Aula prática - Apicultura
Sex, 22 de Julho de 2016 09:14

Estudantes do 3° período de Biologia participam de aula prática de apicultura ministrada por alunos do 6° período.

No dia 06 de junho, os estudantes do 3° período de Ciências Biológicas do Campus Muzambinho participaram de uma aula prática sobre Apicultura e Meliponicultura ministrada por alunos do 6° período do mesmo curso. A atividade aconteceu no Setor de Apicultura e foi coordenada pela professora Fabiana Lucio de Oliveira.

Na ocasião, os discentes tiveram a oportunidade de aprender sobre técnicas de manejo, morfologia, conservação de abelhas e também como funciona uma colmeia. Além disso, conheceram as propriedades dos produtos apícolas (mel, pólen e própolis), importância ecológica e econômica desta atividade.

"A aula em questão traz uma melhor visão da importância dos himenópteros, suas características morfológicas, estratégias de alimentação, reprodução e locomoção. Além de mostrar claramente sua importância na manutenção dos ambientes na contribuição das estratégias reprodutivas de diversas espécies da flora nativa. E também mostrar o lado econômico que é movimentado por esse tipo de animal por meio do manejo de enxames de apíneos, melinínios e trigonínios, quais as diferenças entre esses animais, tanto em sua morfologia quanto nas estruturas de seus ninhos e no valor de seus produtos", explicou a prof. Fabiana, que acompanhou a iniciativa.

Para esse estudo, foram utilizados materiais de apicultura, enxames e abelhas capturadas como a Tetragonisca angustula, Melipona quadrifasciata, Partamona helleri, Scaptotrigana postica e Apis mellifera.

Por já possuírem experiência e conhecimentos na área, a aula foi ministrada pelos alunos do 6º período do curso de Ciências Biológicas: Arthur Scarabelli, Sircio Alison e Naim Theodoro e ocorreu no próprio Setor de Apicultura do Campus Muzambinho, que foi liberado para a atividade pelo responsável Sebastião Marcos Vilela.

Texto: Fabiana Lucio de Oliveira
Revisão: Lucas Constantino