Projeto - PIBID
Qua, 20 de Julho de 2016 10:17

Estudantes de Ciências Biológicas que participam do PIBID realizam Projeto "Visita ao Córrego Pinhal".

No dia 07 de julho, estudantes do curso de Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho realizaram o encerramento do projeto "Visita ao Córrego Pinhal". O evento foi promovido por bolsistas e voluntários do Programa Institucional de Bolsas à Iniciação a Docência (PIBID) em parceria com a Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida (EEPSA).

Para realização do projeto, participaram os alunos do curso de Ciências Biológicas: Ana Lívia Dias Maciel (4° período), Bruno Luiz Ribeiro Melo (6° período), Clécia de Paula Alves (6° período), Elaine da Silva Lima (4° período), Isabela Maria de Oliveira Daleffi (4° período). Ao todo, a iniciativa envolveu aproximadamente 150 alunos das turmas do 6° e 8° ano do Ensino Fundamental (vespertino).

O trabalho teve como objetivo abordar a poluição das águas no cotidiano dos discentes. Para isso, as atividades apresentaram as causas, consequências e estratégias para evitar e diminuir a contaminação dos recursos hídricos. Entre quatro etapas, o projeto foi realizado nos meses de maio a julho e utilizou metodologias teóricas e práticas:

1. Aula teórica: em sala, abordando assuntos inerentes ao tema, como poluição de rios, PNRS, mata ciliar, erosão e assoreamento;
  2. Aula prática: visita a quatro diferentes pontos do Córrego Pinhal;
  3. Dinâmica: em sala de aula, com uma adaptação da brincadeira “Batata Quente”, um jogo de perguntas e respostas envolvendo os assuntos tratados no decorrer do projeto;
  4. Conclusão: produção e apresentação de cartazes, contendo fotos do passeio, onde os alunos, em grupo, apontaram os problemas visualizados e citaram suas soluções.

Os trabalhos de conclusão (cartazes) foram expostos no pátio da escola para maior divulgação do projeto, conscientização e disseminação do conhecimento sobre os problemas causados pela poluição das águas aos demais frequentadores da instituição.

Texto: Clécia de Paula Alves
Revisão: Lucas Constantino