Visita Técnica
Qua, 20 de Julho de 2016 08:15

Estudantes de Educação Física visitam APAE e Centro de Equoterapia e Equitação em Guaxupé - MG.

Na última quarta-feira, 13 de julho, os estudantes do 3º Período do curso de Educação Física (vespertino e noturno) realizaram uma visita técnica à APAE e ao Centro de Equoterapia e Equitação na cidade de Guaxupé - MG. Os alunos foram acompanhados pela professora Ieda Kawashita que ministra a disciplina Introdução a Educação Física Adaptada.

Na APAE de Guaxupé, foi realizada gincana onde participaram discentes do Campus Muzambinho e da APAE, tendo a inclusão de todos nas atividades da atividade. Para isso, foram divididas duas equipes e em cada ação participava um membro de cada instituição. Após as brincadeiras, foi servido um lanche coletivo.

Além de elogiar a visita e a participação dos alunos do Instituto, a dirigente pedagógica da APAE, Vivian Aparecida Nogueira, ressaltou a importância da formação desses futuros professores conhecerem as escolas especiais, pois podem vir a atuar neste campo com uma visão sobre as potencialidades das pessoas com deficiência.

Os alunos do Campus relataram que a visita serviu para quebrar paradigmas e mostrar que nossa sociedade tem muito o que aprender sobre a inclusão de pessoas com deficiência.

Na parte da tarde, a visita aconteceu no Centro de Equoterapia e Equitação de Guaxupé - "CAVALEQUO" - uma associação filantrópica que possui infraestrutura completa para a prática de sessões de equoterapia e equitação. Para isso, o local atende de forma gratuita os alunos da APAE de Guaxupé e conta com profissionais habilitados pela Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-Brasil).

Na ocasião, o presidente do Centro, Ismael Batista, explicou o funcionamento da instituição e relatou os benefícios da Equoterapia para os diversos públicos, inclusive para as pessoas com deficiência. Em dado momento, os estudantes tiveram a oportunidade de assistir algumas intervenções dos fisioterapeutas com alunos da APAE no local.

Texto: Ieda Kawashita
Revisão: Lucas Constantino