Projetos de Conscientização
Ter, 19 de Julho de 2016 10:49

Estudantes do curso Técnico em Enfermagem realizam projetos de conscientização sobre Hipertensão e Tabagismo.

Durante a disciplina de Assistência em Tratamento Clínico, ministrada pela docente Ana Paula Alonso Reis, os discentes do módulo II, do curso Técnico em Enfermagem, desenvolveram dois projetos de extensão: “Conscientizando a população sobre a Hipertensão Arterial” e “Conscientizando a população sobre os malefícios do tabaco”. A iniciativa foi registrada pelo Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão (NIPE) do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

As ações foram executadas com o propósito de fomentar e ampliar discussões sobre as temáticas estudadas, bem como esclarecer todas as dúvidas dos alunos envolvidos. Como resultado desse trabalho, eles apresentaram uma atividade educativa junto à comunidade do município de Muzambinho.

Para sua realização, a turma foi dividida em quatro grupos que ficaram responsáveis por etapas de trabalho:

• GRUPO 1: pesquisa e elaboração do conteúdo para as orientações;
  • GRUPO 2: digitação do conteúdo elaborado pelo primeiro grupo;
  • GRUPO 3: preparação da arte do folder e banner (participaram desse grupo, preferencialmente, os alunos que possuíam facilidade com o uso do computador e utilização de ferramentas para a arte do folder);
  • GRUPO 4: apresentação das orientações sobre os malefícios do tabaco para a comunidade (para esse grupo, preferencialmente, os alunos que possuíam facilidade para falar em público e disponibilidade durante os turnos matutino e vespertino para a apresentação do trabalho).

Algumas das exigências durante a realização desse projeto, foi a elaboração e confecção de folders e banner, com informações para alertar a população sobre esses agravos de saúde. A apresentação dos trabalhos ocorreu no dia 15 de julho no Centro de Saúde Dona Itália Franco, conhecido como Ambulatório Municipal, em Muzambinho.

Como atividade complementar ao projeto e para divulgação do trabalho, a turma foi convidada para participar da 8ª Jornada Científica e Tecnológica e 5º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, que acontecerá em novembro desse ano em município de Passos-MG. Na ocasião, os estudantes envolvidos vão apresentar o trabalho realizado e os relatos sobre todas ações feitas.

Texto: Ana Paula Alonso Reis
Revisão: Lucas Constantino