PIBID - Ciências Biológicas
Qua, 13 de Julho de 2016 14:43

PIBID de Ciências Biológicas realiza aulas sobre preparo de hortas com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental.

Durante o mês passado, junho, os estudantes do curso de Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho realizaram um projeto sobre o preparo e manutenção de hortas com alunos das turmas do 8° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Cesário Coimbra em Muzambinho. O trabalho faz parte das ações desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsas à Iniciação à Docência (PIBID).

Para esta atividade, foram ministradas aulas teóricas seguidas por práticas, em que os alunos conheceram como é feito o preparo dos canteiros e como é realizado o plantio de verduras, legumes e hortaliças. Em todos os momentos, teóricos e/ou práticos, a turma foi orientada sobre os cuidados necessários para a iniciativa.

"Em conciliação com o tema Meio Ambiente, o grupo do PIBID que atende os oitavos anos da Escola Estadual Cesário Coimbra propôs a criação de uma horta na escola, como atividade do mês de junho", explicou a prof.ª Fabiana Lúcio de Oliveira, uma das Coordenadoras do PIBID da Biologia do Campus. A ideia foi sugerida por um professor da escola e usou um mesmo espaço físico já destinado para esse tipo de atividade em outros projetos.

Ainda segundo Fabiana, a iniciativa desenvolvida teve vários objetivos, como: ensinar os procedimentos adequados para se fazer uma horta; explicar a importância do que está sendo cultivado para alimentação humana; exemplificar os cuidados com o meio ambiente; e estimular, nutricionalmente, o cultivo e preparo dos alimentos que serão servidos na merenda escolar.

"O trabalho realizado pelo PIBID de Ciências Biológicas é enriquecido por meio de propostas diferenciadas como essa, e que trazem benefícios para a comunidade atendida. A partir dessas oportunidades, podemos promover o conhecimento com o uso da prática que vai desde o preparo do local, o seu acompanhamento, até a importância ambiental de se ter uma horta", concluiu o bolsista do PIBID e estudante do curso de Ciências Biológicas, Samuel Henrique Dias.

Texto: Samuel Henrique Dias
Revisão: Lucas Constantino