Visita Técnica
Sex, 08 de Julho de 2016 07:57

Estudantes do Técnico em Enfermagem visitam o Hospital Regional do Câncer e Centro Cirúrgico do hospital em Passos.

Nos dias 23 e 30 de junho, os estudantes dos módulos II e II do curso Técnico em Enfermagem visitaram o Hospital Regional do Câncer de Passos (HRC) e o Centro Cirúrgico da Santa Casa de Misericórdia de Passos (SCMP), respectivamente. Os discentes foram acompanhados pela professora Ana Paula Alonso Reis que ministra as disciplinas de Tratamento Clínico e Tratamento Cirúrgico I e II.

Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura física e dinâmica dos serviços oferecidos nas instituições de saúde.

A SCMP atende toda a população do Sudoeste de Minas Gerais e possui um corpo clínico altamente especializado e modernos equipamentos, consolidando-se como importante polo de atendimento à saúde. Como instituição filantrópica, 70% dos seus pacientes são atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Conta com 48 especialidades médicas, dentre as quais, a oncologia clínica teve início no ano de 2002 com o credenciamento do tratamento por quimioterapia. A implantação deste procedimento foi o ponto de partida que culminou na construção do HRC, inaugurado em dezembro de 2009, pertencente à SCMP.

Desde agosto de 2011, com o credenciamento do SUS para o serviço de radioterapia, o HRC passou a ser um Centro de Alta Complexidade em Oncologia - CACON, ou seja, oferece assistência especializada e integral aos pacientes com câncer, atuando na prevenção, na detecção precoce, no diagnóstico e no tratamento.

O Hospital tem todos os serviços que completam o ciclo do tratamento do câncer. Em seus cinco pavimentos, funcionam os atendimentos de radioterapia, diagnóstico, cirurgias oncológicas, oncologia pediátrica e braquiterapia.

A Santa Casa conta um Centro Cirúrgico equipado com tecnologias modernas e cirurgiões altamente capacitados. É um setor amplo, organizado e muito bem-estruturado, capaz de atender as demandas destinadas às atividades cirúrgicas.

De acordo com a docente Ana Paula, “Essa visita possibilitou aos alunos, uma oportunidade excelente para reforçar o que foi aprendido em sala de aula, por meios de vivências práticas”.

Texto: Ana Paula Alonso Reis
Revisão: Lucas Constantino