Ação - Enfermagem
Sex, 08 de Julho de 2016 07:15

Em parceria entre o Campus Muzambinho e a Unifal, estudantes realizam ações de conscientização no centro da cidade.

No último sábado, 02 de julho, aconteceu um projeto de ação social desenvolvido em parceria entre o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho e a Universidade Federal de Alfenas (Unifal). O evento foi realizado na praça Pedro de Alcântara Magalhães no centro de Muzambinho e reuniu a participação de estudantes do curso técnico em Enfermagem do Campus.

A iniciativa mobilizou a população de Muzambinho na ação que foi chamada de "A dengue não marca hora: Fuja deste encontro". O projeto envolve os alunos dos cursos técnicos em Enfermagem e Ciências Biológicas do Campus sob a coordenação das professoras Flávia Helena Pereira, Ana Paula Alonso Reis, Alexandra de Souza, Helena Soares Alves Chini e Valdirene Pereira Costa. Do envolvimento da Unifal, participam discentes dos cursos de Matemática, Química e Biologia que são orientados pelas professoras Márcia Regina Cordeiro e Cátia Regina de Oliveira Quilles Queiroz. Nesta instituição parceria, o Projeto de Extensão da Unifal recebe o nome de CasaCiência.

Além dos docentes presentes, a organização contou com a participação dos professores do curso Técnico em Enfermagem, sob a coordenação da professora Larissa Sales Martins Baquião, e também com o apoio do Coordenador do curso de Ciências Biológicas, Paulo Oswaldo Garcia.

Esse programa é financiado pelo edital Proext-MEC-SeSU e realiza atividades de divulgação científica em espaços formais e não formais de ensino. O projeto é coordenado por dois docentes das áreas de Química e Matemática, doze bolsistas e oito voluntários (graduandos dos cursos de bacharelado em Química e Licenciaturas em Biologia, Matemática e Química, além de um aluno de ensino médio).

O trabalho desenvolve ações que visam a divulgação científica, além de organizar grupos de estudos sobre a propagação de informações em espaços formais e não-formais de ensino, bem como sua mediação e os instrumentos de avaliação utilizados em museus.

Na ação, os objetivos foram proporcionar a interação social e a discussão, por meio da Ciência, da temática “Mosquito Aedes e suas doenças”. Na forma de mostra científica, as atividades foram apresentadas em estandes com atividades nas áreas de Química, Biologia e Matemática:

1. Experimentos de produção de repelentes naturais e caseiros, além da comparação com repelentes comerciais;
  2. Métodos de extração de óleos essenciais;
  3. Discussão sobre o ciclo de vida dos mosquitos, além da observação deles em lupa;
  4. Desmitificação de ações relacionadas ao tema;
  5. Discussões dos dados de ocorrência relativos à doença, com uma modelagem matemática da progressão da epidemia;
  6. Quiz com perguntas e respostas sobre a temática, para as crianças presentes.

Texto: Flavia Helena Pereira
Revisão: Lucas Constantino