Curso de Atualização
Qui, 07 de Julho de 2016 13:36

Policiais da 18ª RPM participam de curso de atualização do PROERD no Campus Muzambinho.

Acontece hoje, 07 de julho, um curso de atualização com 22 policiais militares da 18ª Região da Polícia Militar que participam das ações do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). A capacitação está sendo realizada durante todo o dia no Prédio Pedagógico da Informática do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

A iniciativa é direcionada aos policiais instrutores do PROERD para atualização dos currículos de "Educação Infantil e anos iniciais" e "Pais e Responsáveis Legais". Com carga horária de quatro horas para cada um desses temas, o curso foi dividido entre o período matutino e vespertino, respectivamente.

Esse encontro está sendo realizado em todo o estado de Minas Gerais e começou no segundo semestre do ano passado. Para a realização desse trabalho, a coordenação do treinamento trouxe ao Campus uma equipe de profissionais preparados e habilitados para ministrarem a capacitação.

O curso que acontece hoje é coordenado pelo Major PM José Deon da Silva (Coordenador Metodológico), Major PM Ana Paula de Lima Garcia Neves (Coordenadora Técnica da DAOp), Gleisa Calixto Antunes (Coordenadora Pedagógica da DAOp) e pelo Major Joelmar Lucas de Andrade (Oficial de Ligação da 18ª RPM). Além deles, a equipe contou com a participação dos mentores e facilitadores: Cap PM Bianca G. Silveira Campos Pinto, 1º Ten PM Alberto Néry Rocha, Sgt PM Darlan Esquincalha Moreno, Sgt PM Marilza Aparecida dos Santos e Cb PM Irlan Cezar Graciano.

"Esse curso é de extrema importância para atualização dos conteúdos e também para uma padronização na metodologia utilizada nas ações do PROERD. Toda a equipe de treinamento é formada por profissionais e pedagogos que podem comprovar o mesmo padrão metodológico que é ministrado em todo o estado", explicou o Coordenador da iniciativa, Major PM José Deon da Silva.

Os 22 policiais que participam do curso atendem em todos os 55 municípios da 18ª RPM que possuem ações do PROERD. Atualmente, cerca de 6 mil alunos são atendidos pela unidade por ano.

PARCERIA COM O CAMPUS MUZAMBINHO

Para o Oficial de Ligação da 18ª RPM, Major Joelmar Lucas Lucas de Andrade, o Campus Muzambinho foi escolhido para sediar o evento por conta das parcerias realizadas anteriormente com a instituição. "É importante que atividades como essa sejam realizadas em instituições de ensino, num local onde os atendidos pelo PROERD poderão usufruir futuramente e colher os frutos desse trabalho. O instituto sempre nos deu muito apoio nas ações que desenvolvemos. Além disso, o Campus Muzambinho ocupa um local estratégico para as cidades da 18ª região da Polícia Militar", relatou.

O Campus Muzambinho é um antigo parceiro da Polícia Militar. No ano passado, em março, a instituição sediou o 1º Encontro da Comunidade Operacional da 18ª RPM. A iniciativa, com seis palestras aos participantes, reuniu cerca de 170 policiais militares da região e contou com a presença do Comandante-Geral da PM de Minas Gerais, Coronel Marco Antônio Badaró Bianchini, do Comandante da 18ª RPM. E, em junho deste mesmo ano, o Campus realizou 1º "Curso de Cães de Detecção" com agentes de segurança pública de todo sudeste. Recentemente, no dia 02 de junho, o Campus firmou novas parcerias para desenvolvimento de ações sociais e de segurança com a PM.

CONHEÇA O PROERD

O Programa Educacional de Resistência às Drogas é um projeto de educação preventiva que atende crianças, adolescentes e familiares sobre o uso de drogas e outras iniciativas de promoção à segurança e integridade das pessoas. Esse trabalho é realizado pela Polícia Militar e envolve a participação dos familiares e das instituições de ensino.

Alguns objetivos do PROERD são o ensinamento dos valores para tomadas de decisão e o desenvolvimento de habilidades para segurança e saúde. Com isso, pretende atingir resultados que promovam o respeito entre as pessoas e a conscientização sobre o uso de drogas, violência e outros comportamentos perigosos.

Para isso, os policiais instrutores no Programa realizam encontros semanais nas salas de aula e fazem diversas ações com estudantes do ensino fundamental e seus familiares. Por meio desse contato, as crianças e os jovens começam a desenvolver as noções de segurança, cidadania e bem-estar social.

No Brasil, o PROERD surgiu na década de 90 e foi inspirado num programa norte-americano de educação e combate às drogas. De lá pra cá, o PROERD sofreu muitas alterações e adaptações ao cenário brasileiro.

“Os cursos de atualização são fundamentais exatamente para readaptarmos os materiais pedagógicos utilizados no programa e também para preparar melhor os nossos policiais para terem um contato cada vez mais efetivo com as crianças e adolescentes”, concluiu o Coordenador do curso, Major PM José Deon da Silva.

Texto e fotos: Lucas Constantino

Confira as fotos: