Login



Campeonato de Karatê
Ter, 05 de Julho de 2016 16:17

Atletas do Projeto "Lutamos pela Paz" conquistam 17 medalhas na 2ª Etapa do Circuito Sul/Sudoeste Mineiro de Karatê.

Aconteceu no último domingo, 03 de julho, a 2ª Etapa do Circuito Sul/Sudoeste Mineiro de Karatê na cidade de Passos (MG) com a participação de 270 atletas de 14 clubes filiados. O campeonato ocorreu no Clube Passense e reuniu esportistas e comissão técnica de vários municípios da região.

O IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho foi representado por uma comitiva de atletas formada por 21 integrantes do Projeto "Lutamos pela Paz". Os lutadores foram acompanhados pelo Coordenador do Projeto e também Professor Sensei Altemário Ferreira Barbosa (faixa preta no 4º Dan.). Segundo ele, apesar de ser um resultado que surpreendeu positivamente, as medalhas são fruto de um trabalho sério que vem sendo realizado nos treinamentos."A cada campeonato, os atletas ficam cada vez mais motivados, pois sabem o tamanho do seu potencial e podem conquistar resultados ainda melhores", acrescentou.

Pela equipe do Campus Muzambinho, foram conquistadas quatro medalhas de ouro, duas de prata e onze de bronze (total de 17 medalhas). Confira abaixo a lista de medalhistas na 2ª Etapa do Circuito Sul/Sudoeste Mineiro de Karatê:

Modalidade KATA (09 medalhas)

  • Júlia Oliveira (Ouro)
  • Felipe Silva (Ouro)
  • Vanessa Aparecida (Bronze)
  • Mateus Santos (Bronze)
  • Glaydson Palmeira (Bronze)
  • Cláudio Vieira (Bronze)
  • Lucas Felipe (Bronze)
  • André Luiz (Bronze)
  • Diogo Smargiassi (Bronze)

Modalidade KUMITÊ (08 medalhas)

  • Felipe Silva (Ouro)
  • Diogo Smargiassi (Ouro)
  • Júlia Oliveira (Prata)
  • Glaydson Palmeira (Prata)
  • Cláudio Vieira (Bronze)
  • Michelle Alves (Bronze)
  • Paulo Moreira (Bronze)
  • Lucas Felipe (Bronze)

Entre esses destaques, está também a atleta Júlia Oliveira que, com apenas 12 anos em sua primeira competição, conquistou ouro e prata nas modalidades Kata e Kumitê, respectivamente. Dentre os medalhistas, está também o karateca Mateus Santos que é Campeão Mineiro do ano de 2016 e campeão em várias edições dos torneios sul-mineiros. Desses onze medalhistas, sete deles nunca tinha participado de um outro torneio.

Esse circuito Sul/Sudoeste Mineiro é realizado em quatro etapas anuais. A próxima etapa, a terceira, será realizada em Muzambinho no dia 25 de setembro. O Campus Muzambinho será sede desse torneio, onde a expectativa é reunir mais de 500 atletas na instituição. A iniciativa é organizada pela Delegacia Regional de Karatê SSM/FMK. Para mais detalhes, clique aqui.

SOBRE O PROJETO "LUTAMOS PELA PAZ"

Em parceria com o Campus Muzambinho, esse trabalho acontece desde 2014 e atualmente chega a atender 170 pessoas de ambos os sexos em qualquer idade - dentre os atendidos, existem crianças com quatro e adultos com mais de 50 anos. Os treinamentos são realizados no mesmo local onde são ministradas as aulas do curso de Educação Física, no Centro de Ciências Aplicadas à Educação e Saúde (CeCAES). Qualquer interessado pode participar dos encontros que ocorrem nos seguintes dias e horários:

  • Terças e quintas-feiras: 19h às 20h15 para o público infantil
  • Terças e quintas-feiras: 20h15 às 22h para jovens e adultos
  • Sábado: 09h às 10h30 para todas as faixas etárias

Com inscrições sempre abertas, os treinos são gratuitos e qualquer um pode participar. Os equipamentos utilizados (kimono, luvas e protetores) podem ser emprestados pelo projeto.

As aulas são ministradas pelo Sensei Altemário Ferreira Barbosa, que se graduou faixa preta em 1997 e desde então atua como professor de Karatê na cidade de Muzambinho. Em 2006, o projeto "Lutamos pela Paz" foi criado com o intuito de promover, de forma gratuita, a prática do esporte e também realizar diversas atividades que estimulam o aprendizado e a cidadania a jovens e crianças. "Além dos treinos, o projeto realiza outras ações, como palestras e apresentações sobre diversas temáticas, como drogas e violência. Nossa intenção vai além de formar atletas e buscamos, por meio do esporte, desenvolver bons cidadãos - desde os mais jovens até os adultos", completou Altemário.

Os treinamentos são ministrados com o apoio de quatro atletas veteranos no Projeto: Júlio César dos Santos, Lucas Felipe Pereira, Matheus Teófilo e Suemar Roberto dos Santos (maioria já graduada com faixa preta). Entre os atendidos pelo projeto, muitos são estudantes do Campus Muzambinho.

Os melhores atletas são selecionados para representarem o Campus Muzambinho nas competições regionais, estaduais e nacionais. A instituição dá todo o apoio de transporte e também empresta os equipamentos usados nos torneios. A seleção dos atletas acontece devido à falta de material de combate, o que limita a participação de todos os alunos do projeto. Há a previsão do Campus Muzambinho para aquisição de novos equipamentos aos atletas. Com isso, acredita-se que aumente o número de envolvidos nos torneios e, consequentemente, os seus resultados.

Para despertar o interesse e promover o aprendizado sobre o esporte, o curso de Educação Física convida sempre o coordenador do Projeto, prof. Altemário, para ministrar uma aula sobre o surgimento dessa modalidade esportiva e como funciona o trabalho realizado no Campus Muzambinho.

KARATÊ NAS OLIMPÍADAS

O Karatê ainda não é uma modalidade olímpica. No entanto, espera-se que essa realidade mude na próxima reunião no Comitê Olímpico Internacional (COI) que vai acontecer entre os dias 02 e 04 de agosto. A decisão não afeta os jogos do Rio 2016, que será entre os dias 05 e 23 do próximo mês, mas pode mudar a relação das modalidades disputadas em 2020 na cidade de Tóquio no Japão, país onde surgiram esportes de lutas.

Presente nos Jogos Pan-Americanos desde 1995, o Karatê almeja as modalidades olímpicas desde a década de 90. Em 2005, por apenas cinco votos, o COI rejeitou a inclusão da arte marcial nos jogos. Dessa vez, os atletas, inclusive Altemário, acreditam que esse quadro seja revertido. "Acredito que agora pode ser o momento do nosso esporte ser reconhecido nas Olimpíadas, já que os próximos jogos serão realizados no Japão, berço do esporte", comentou.

O Brasil é atualmente o 8º melhor país no ranking mundial e possui bons resultados no esporte. No ano passado, no Pan-Americano de Toronto, os atletas conquistaram cinco medalhas: três ouros e dois bronzes.

Segundo Altemário, o projeto "Lutamos pela Paz" possui vários atletas que são destaques em suas modalidades e têm potencial para disputarem as vagas nas Olimpíadas de 2020 em Tóquio.

Texto: Lucas Constantino

Confira as fotos da 2ª Etapa do Circuito Sul/Sudoeste Mineiro de Karatê: